Playlist AQA: Raphael Cruz

Na primeira playlist de 2021, o artista carioca que vive e trabalha na Maré traz uma seleção musical que traz ritmos tradicionais que não saem do seu fone de ouvido, do afoxé ao maracatu, ao coco e ao jongo

Fotografia e pintura corporal feitas pelo artista Raphael Cruz.

Depois de divulgar as playlists da equipe do AQA durante o período de recesso de final de ano, nossa seção Playlist AQA volta a trazer seleções musicais dos artistas que acompanhamos no nosso dia a dia. Desde março de 2020, trazemos semanalmente uma nova trilha sonora com músicas selecionadas por artistas de todo o Brasil! Nesta primeira playlist de 2021, o convidado é o artista carioca Raphael Cruz!

Nascido em Irajá, Raphael é hoje morador da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. Lá ele mantém um ateliê junto a Leonardo Rack, o Rato Preto Studio, onde trabalha há mais de três anos. O artista tem formação autodidata e desenvolve trabalhos em diversos suportes, da pintura em tela à pintura corporal, passando pelo mapping e pela fotografia!

O artista escolheu para a sua playlist sons que trazem músicas tradicionais brasileiras, com raiz africana e indígena. Ele explica que essas músicas o acompanham em sua caminhada de vida e em se reconhecer como um homem preto. Raphael praticou capoeira e também esteve dentro do universo das escolas de samba.

Ele conta que quando teve contato com esse tipo de música foi o momento em que ele teve mais ciência sobre sua própria história e que elas estão bastante interligadas com seu trabalho, sendo o que ele ouve diariamente. “Eu escuto essas músicas o tempo inteiro, do afoxé ao maracatu, ao coco, ao jongo (…) No meu fone de ouvido, há muito tempo não toca outra coisa”. Só quando está entre amigos que acaba partindo para outros estilos, como o rap e o hip hop, movimentos que ele também acompanha!

Ouça abaixo a playlist completa de Raphael Cruz: