Playlist AQA: Vivian Caccuri

Com uma carreira que está intimamente ligada ao som, Vivian Caccuri preparou uma playlist não apenas para ouvir, mas para conhecer a música de forma bem minuciosa

Detalhe da instalação “TabomBass”, 2016

Nossa seção musical não podia deixar de ter uma playlist da artista Vivian Caccuri. Isso porque a trajetória da artista está muito vinculada ao som, que é utilizado por ela como um meio “para cruzar experimentos de percepção”. Ao longo de sua carreira, ela já chegou inclusive a fazer parcerias com músicos, incluindo Gilberto Gil, Fausto Fawcett, Arto Lindsay (EUA/BR) e, Wanlov (Gana). Além disso, há três lançou um projeto seu chamado Homa, que você pode conferir clicando aqui.

Durante o tempo que estudou na Universidade de Princeton, Vivian trabalhou na escrita do livro “O que Faço é Música”, no qual investigou a história dos primeiros discos de vinil produzidos por artistas plásticos no Brasil. A publicação foi lançada no Brasil pela editora 7Letras e rendeu à artista o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música em 2013.

Considerando essa relação inseparável da artista com a música, convidamos ela para realizar a playlist número #47 da seção Playlist AQA. Fomos brindados com uma seleção de músicas experimentais bastante interessantes, que nos convidam a prestar atenção individualmente nos sons que a compõe, um por um. É uma experiência bastante sensorial, tendo em vista que cada elemento ativa uma esfera de percepção em nós! É uma playlist não apenas para ouvir, mas acima de tudo para conhecer a música de forma bem minuciosa.

As escolhas de Vivian para a lista estão intimamente ligadas com sua produção, tento em vista que os realizadores das faixas não são apenas compositores ou músicos, mas artistas! Como é o caso de Byron Westbrook, que é visto por muitos como um “escultor” de sons! Também existe um fator especial de pesquisa nessas faixas, como no caso de Alexandre Bazin, membro do GRM Groupe de Recherches Musicales. Ele é PhD pela Université Pierre et Marie Curie e trabalha em uma pesquisa de pós-doutorado em LORIA.

Ouça abaixo a seleção completa e clique aqui para ouvir High Fidelity, trilha sonora de uma instalação produzida pela artista.