Pontogor estimula percepção corporal e mobilização do campo verbal na Sé Galeria

Exposição que abre em 29 de maio em São Paulo traz reflexões do artista sobre o espaço e o tempo a partir de perspectivas filosóficas que demandam busca de soluções sensoriais

A Sé Galeria recebe de 29 de maio a segunda exposição individual do artista Pontogor na galeria! Nesta exposição, são apresentadas obras que apresentam um conjunto de elementos que mobilizam um estado de reflexão constante e crítico. A mostra reúne trabalhos que dão um panorama bastante robusto da produção do artista, que pesquisa – através de diversos meios, como vídeo, fotografia, instalação, performance e música – o ruído e o desgaste em imagens e sons, atentando-se aos contratempos do erro e do acaso. O artista reflete ainda sobre o espaço e o tempo a partir de perspectivas filosóficas, que nesta mostra são pautadas pelo repertório de pensadores como Virgílio, Freud, Thomas Mann, René Daumal, Pauline Oliveros e Davi Kopenawa.

A mostra tem como título Ver como anda o mundo sem os olhos, sendo homônima de uma das obras que é apresentada, um vídeo. “Na exposição Ver como anda o mundo sem os olhos, que ocupa a Sé Galeria, a exigência de uma percepção corporal (visual, sonora, tátil e mesmo olfativa) rigorosa e detida aparece fundida à mobilização do campo verbal, ou seja, implica uma concepção do observador de arte como um leitor – de imagens, sons, texturas (e mesmo odores) mas também de palavras”, escreve Gustavo Motta no texto da exposição.

Motta acrescenta que a mostra apresenta um conjunto de trabalhos que pensam sobre tensões que são invisíveis, suprassensíveis ou que ao demandam um tipo de observação metódica, interessada ou científica. São tensões “derivadas de dinâmicas tanto físicas como sociais, essas tensões são encenadas materialmente em obras que impõem um parâmetro específico de aferição e medição: o corpo humano”.

Pontogor: Ver como anda o mundo sem os olhos
Data: a partir de 29 de maio de 2021
Local: Sé Galeria (Alameda Lorena, 1257 – Casa 2 – Jardins)
Mais informações: https://www.segaleria.com.br/