Projeto conecta espaços de arte pelo Brasil

Galerias, espaços culturais e outros projetos que têm a arte como seu centro decidiram se reunir para formar uma plataforma digital com o objetivo de “promover e interconectar” esses agentes! Intitulada “Transe”, a plataforma foi lançada no dia 4 de agosto, impulsionada pela união de Fortes D’Aloia & Gabriel, 0101 Art Platform, auroras, Casa do Povo, Galeria Estação, Galeria Superfície, Olhão, Pivô, Projeto Vênus e Sé Galeria.

A plataforma, hospedada no site da Fortes D’Aloia & Gabriel, irá receber instituições de todo o país, apesar de nesse início ter apenas participantes do circuito paulistano. Porém, irá se expandir tendo novas rodadas de participantes de três em três meses!

A iniciativa aparece em um momento em que o cenário da arte tem estado bastante prejudicado com as consequências da pandemia, mas chegou para ficar. “Transe surge do desejo de contribuir para a motricidade do circuito das artes visuais, da vontade de coexisitir na interação e no diálogo com diversas entidades atuantes hoje no País. Transe é um campo aberto de troca e exposição, uma iniciativa que propõe união na experiência comum ao mesmo tempo que reafirma a crença na multiplicidade de modelos e  linguagens”, diz o comunicado conjunto no site.

Existe a intenção de se criar conteúdos dinâmicos, que não se limite apenas a viewing rooms dos espaços, incorporando também conversas entre dirigentes das casas que integram o projeto curadores e artistas convidados. Segundo os idealizadores, essas ações têm objetivo de criar um ambiente que promova escuta e reflexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *