Quiz: Clark ou Pape?

Quem aí já confundiu as Lygia Clark e Lygia Pape? É uma confusão bastante comum! Vem pegar essas dicas para nunca mais esquecer quem é quem!

Além de terem os primeiros nomes escritos de forma exatamente iguais (com o y na primeira sílaba), as duas fizeram parte do mesmo movimento, o neoconcretismo. Lygia Clark e Lygia Pape têm muitas obras, especialmente as pinturas cheias geométricas, que se assemelham! Desta forma, é bem comum que as pessoas confundam as duas artistas.

Ao lado do Hélio Oiticica, as duas foram importantíssimas para a transformação da arte brasileira influenciando artistas até hoje. O trio aproximou a arte da vida e exploraram características reconhecidas no mundo inteiro:

>  todos os três tinham o corpo como pesquisa central em seus trabalhos;
> aguçaram outros sentidos para além da visão para “experimentar” arte; 
> e instigaram o público a participar das obras para que estas ganhem sentido. 

Preparamos, então, um pequeno quiz com aquelas dicas de professor de História que podem parecer bobas… mas a gente nunca esquece! Assim será mais fácil identificar cada uma delas!

1. Qual delas também trabalhava com design gráfico e criou as famosas embalagens dos biscoitos Piraquê?

Lygia Pape.   

(Pense no “P” de Piraquê e Pape)

2. Quem é a autora dos “bichos”?

Lygia Clark.  

(Lembre do “c”de bichos e de Clark)

3. Quem fez “roda dos Prazeres”?

Lygia Pape. ( Pense no “P” de Prazeres e Pape)

Neste trabalho a artista apresentava um círculo composto por 16 bacias, com quatro cores que se repetiam alternadamente. Em cada uma, havia um sabor diferente poderia ser degustado com um conta-gotas. Ou seja, Lygia Pape instiga o paladar do espectador! 

4. Quem fez um trabalho chamado de Máscaras Sensoriais?

Lygia Clark. 

(Lembre do “c”de másCaras e de Clark)

Quando usa essa obra o espectador entra em isolamento absoluto com o exterior e, assim, a artista propõe uma busca autoconhecimento!

5. Qual das duas tem um pavilhão em Inhotim?

Lygia Pape.  

(Pense no PA de PAvilhão e PApe)

Lá dentro tem um obra linda da Lygia Pape, chamada Tteia: fios dourados dispostos no sentido vertical e perpendicular, iluminados por focos de luz.

6. Qual das duas desenvolveu a técnica de estruturação do self? 

Lygia Clark. 

(Repare no “C” de téCnica e Clark)

Lygia Clark foi, aos poucos, mergulhando no estudo da psicologia fazendo experiências que unem arte com a busca do conhecimento do “eu”. 

7. Quem fez o famoso “livro do TemPo”? 

Lygia Pape

Esse trabalho era formado por 365 peças de madeira pintada. Na época em que começou este trabalho, Lygia Pape percebeu que estava fazendo uma unidade por dia. Então, resolveu marcar o tempo de criação e execução desenvolvendo um trabalho para cada dia do ano.

8. Qual das duas propôs a performance Canibalismo?

Lygia Clark

Criado em 1973, esse trabalho faz alusão a rituais arcaicos de canibalismo e antropofagia,  compreendido como processo de absorção e de ressignificação do outro. Como a gente já aprendeu, a Lygia Clark estava interessada em psicologia. Portanto, essa absorção aqui é  do “eu” alheio! 

9. Qual das duas artistas fez a instalação chamada A Casa é o corpo?

Lygia Clark

Nesse trabalho o espectador deve passar por uma espécie de túnel para reviver o processo de nascimento! 

10. Qual delas fez o balé Neoconcreto? 

Lygia Pape

11. Qual das duas trocou muitas cartas com Hélio Oiticica para discutir os seus trabalhos? 

Lygia Clark