Raul Mourão: Introdução à teoria dos opostos absolutos

Galeria Nara Roesler, São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Raul Mourão apresenta “Introdução à teoria dos opostos absolutos”, sua terceira mostra individual na Galeria Nara Roesler. Com texto de Guilherme Wisnik, a exposição examina através de cerca de 15 obras algumas das vertentes exploradas pelo artista no decorrer de sua carreira, incluindo vídeos, pinturas, fotografias e esculturas cinéticas inéditas – ou balanços – presentes na produção do artista desde 2010.

Como resultado de sua pesquisa de quase uma década sobre grades e sistemas de segurança, entre outras iconografias próprias do contexto urbano, o artista desenvolve esculturas e instalações cinéticas de caráter interativo, que podem ser acionadas pelo público. Nesse núcleo de produção ele estabelece uma associação entre a problemática da violência e uma preocupação formalista com o equilíbrio estrutural. Essas notórias esculturas geométricas quase em estado de flutuação poderão ser vistas em peças de pequena e grande escala, como na obra Estante das Maquetes Valendo #1 (2019), que reúne diversas formas suspensas que se movem de diferentes maneiras.

Mourão vem desenvolvendo sua obra em diversas frentes, como escultor, desenhista e pintor – e o público poderá ver de perto a pintura Sem título, de 2018, feita em acrílica sobre tela, com técnicas que misturam carimbos a pintura, com um resultado que transita entre a abstração total e a sugestão figurativa. A exposição também terá objetos e vídeos que demandam novos diálogos e o contato com o público. Em 1989, Raul Mourão começou a fotografar elementos urbanos como grades de segurança e setas de sinalização, trabalho que teve diversos desdobramentos criativos ao longo dos anos. Esse diálogo com as ruas poderá ser visto em outras obras como a fotografia Flag Lapa (2018) que mostra uma bandeira do Brasil, com seu centro recortado e vazado, hasteada nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.

Na ocasião da abertura da mostra, 25/05/19, o artista elaborou uma programação diversificada com convidados que se estenderá ao longo do dia:

11h | abertura
12h | visita guiada com o artista e Guilherme Wisnik
13h | entrevista com Fábio Faisal
15h | bate-papo com a artista Lenora de Barros
16h | live video com Lúcia Koch
17h | performance de Cabelo com participação de Afonso Tostes e Dj Nepal
18h | Dj Surpresinha

Raul Mourão: Introdução à teoria dos opostos absolutos
Abertura: 25/05/19, 11h-19h
Visitação: até 20/07/19; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 11h-15
Galeria Nara Roesler: Avenida Europa, 655, São Paulo. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support