Raul Mourão: Introdução à teoria dos opostos absolutos

Galeria Nara Roesler, São Paulo

Raul Mourão apresenta “Introdução à teoria dos opostos absolutos”, sua terceira mostra individual na Galeria Nara Roesler. Com texto de Guilherme Wisnik, a exposição examina através de cerca de 15 obras algumas das vertentes exploradas pelo artista no decorrer de sua carreira, incluindo vídeos, pinturas, fotografias e esculturas cinéticas inéditas – ou balanços – presentes na produção do artista desde 2010.

Como resultado de sua pesquisa de quase uma década sobre grades e sistemas de segurança, entre outras iconografias próprias do contexto urbano, o artista desenvolve esculturas e instalações cinéticas de caráter interativo, que podem ser acionadas pelo público. Nesse núcleo de produção ele estabelece uma associação entre a problemática da violência e uma preocupação formalista com o equilíbrio estrutural. Essas notórias esculturas geométricas quase em estado de flutuação poderão ser vistas em peças de pequena e grande escala, como na obra Estante das Maquetes Valendo #1 (2019), que reúne diversas formas suspensas que se movem de diferentes maneiras.

Mourão vem desenvolvendo sua obra em diversas frentes, como escultor, desenhista e pintor – e o público poderá ver de perto a pintura Sem título, de 2018, feita em acrílica sobre tela, com técnicas que misturam carimbos a pintura, com um resultado que transita entre a abstração total e a sugestão figurativa. A exposição também terá objetos e vídeos que demandam novos diálogos e o contato com o público. Em 1989, Raul Mourão começou a fotografar elementos urbanos como grades de segurança e setas de sinalização, trabalho que teve diversos desdobramentos criativos ao longo dos anos. Esse diálogo com as ruas poderá ser visto em outras obras como a fotografia Flag Lapa (2018) que mostra uma bandeira do Brasil, com seu centro recortado e vazado, hasteada nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.

Na ocasião da abertura da mostra, 25/05/19, o artista elaborou uma programação diversificada com convidados que se estenderá ao longo do dia:

11h | abertura
12h | visita guiada com o artista e Guilherme Wisnik
13h | entrevista com Fábio Faisal
15h | bate-papo com a artista Lenora de Barros
16h | live video com Lúcia Koch
17h | performance de Cabelo com participação de Afonso Tostes e Dj Nepal
18h | Dj Surpresinha

Raul Mourão: Introdução à teoria dos opostos absolutos
Abertura: 25/05/19, 11h-19h
Visitação: até 20/07/19; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 11h-15
Galeria Nara Roesler: Avenida Europa, 655, São Paulo. Entrada gratuita