Retrospectiva de Regina Silveira no MAC-USP tem cerca de 180 obras

Com curadoria de Ana Magalhães e Helouise Costa, a mostra ‘Outros Paradoxos’ terá um período de duração de quase um ano e traz uma seleção grande de obras ao se debruçar sobre a trajetória de Silveira

Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Regina Silveira, Paradoxo do Santo, 1994

Até o dia 3 de julho de 2022, o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) recebe uma retrospectiva que se debruça sobre toda a trajetória de Regina Silveira, artista que estará também na coletiva principal da 34ª Bienal de São Paulo. Com curadoria de Ana Magalhães e Helouise Costa, a exposição Regina Silveira: Outros Paradoxos tem aproximadamente 180 trabalhos, entre instalações, gravuras, videoarte e outros, partindo de um pensamento que considera toda a “inquietação característica da atitude questionadora da artista diante da vida e da arte”. 

O título da mostra remete à obra Paradoxo do Santo, que foi incorporada ao acervo do MAC-USP em 1994. Um dos pontos principais da mostra é a caráter político que Silveira considera em sua produção. “Seu modo de problematizar a realidade à sua volta não passa pela abordagem de assuntos explicitamente políticos, ou pelo uso de imagens panfletárias. Ela trabalha nas entrelinhas, em aspectos aparentemente banais, mas reveladores das tensões e contradições sociais”, comentam as curadoras. 

Regina Silveira, Equinócio, 2002

A atualização de técnicas e materiais feita pela artista ao longo de sua trajetória também tem lugar especial na concepção desta mostra. Dessa forma, são pontuadas desde a experimentação com o uso de novas mídias na década de 1970 até os recentes processos digitais. Estão presentes na mostra também esboços de obras, maquetes, vitrines com documentos e vídeos informativos.

Regina Silveira, Sem título, 1971 – Álbum Middle Class & CO

Regina Silveira: Outros Paradoxos é uma mostra que faz parte da rede de expansão da 34ª Bienal de São Paulo, uma parceria do MAC USP com a Fundação Bienal de São Paulo, e reinaugura o anexo expositivo do museu que passou por uma reforma de readequação de seu piso em 2018-2019. Ideal para projetos site specific, instalações e obras de grande porte, o espaço está voltado para a experimentação artística. O museu pontua que reinaugurar esse espaço com uma exposição tão importante de Regina Silveira é reafirmar este caráter, próprio de um museu universitário público. 

Regina Silveira: Outros Paradoxos
Curadoria de Ana Magalhães e Helouise Costa
Até 3 de julho de 2022
Local: MAC USP (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera)
Mais informações: http://www.mac.usp.br/mac/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support