Rodrigo Sassi abre primeira individual na Central Galeria

Artista coleta objetos e materiais descartados pela sociedade para transformar o caos urbano em esculturas formais e fluidas

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Rodrigo Sassi
Rodrigo Sassi

Pedaços de um respirador; extintores de incêndio enferrujados; pedras portuguesas e madeiras descartadas em obras pela cidade; peças de ferro velho…Rodrigo Sassi é mestre em criar plasticidade a partir do que costuma ser desprezado pela sociedade revelando o fluxo caótico das grandes metrópoles, sempre vivas e em constante mutação. 

Caminhos incertos, horizonte imprevisível, que abre no sábado dia 29 de maio, é sua primeira individual na Central Galeria desde o início da representação em 2018. A mostra, composta por sete esculturas, revela trabalhos que buscam ressignificar fragmentos, rejeitos e ruínas que coleta em suas caminhadas pela cidade.

Rodrigo Sassi
Rodrigo Sassi

O caos transforma-se em impressionante rigor formal a partir de diferentes processos criativos: enquanto algumas obras nascem de métodos mais racionais e sistemáticos, como Renda Portuguesa, feita a partir da distorção de vergalhões durante um ano inteiro; outras estão em constante transformação e são elaboradas por meio de um complexo jogo de estruturas, eixos, equilíbrios e matérias. 

A água aparece como um componente oculto, fazendo-se presente em diversas etapas do processo – seja nas fôrmas de concreto, na oxidação do ferro ou na técnica de curvar as placas de madeira. Em contraponto com a rusticidade dos materiais, a água é, portanto, a responsável pelos contornos fluidos e orgânicos que garantem uma dimensão poética à brutalidade da cidade.Além de sua exposição na Central, Sassi também inaugurou neste mês uma obra pública na Ciclovia do Rio Pinheiros, em São Paulo, intitulada Escultura parcialmente funcional. Trata-se de uma escultura que também pode servir como banco para a população, com a qual Sassi questiona, mais uma vez, as funções e disfunções do que é produzido, construído e descartado na urbe.

Rodrigo Sassi
Rodrigo Sassi
Rodrigo Sassi
Rodrigo Sassi
Rodrigo Sassi
Rodrigo Sassi
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support