Guia Cidade do México

Basta ir a uma única feira de arte para entender que a experiência é muito mais ampla que frequentar o evento em si: instituições e galerias se programam para apresentar o que têm de melhor aos visitantes atraídos pela feira, seja ela qual for. Por isso, a equipe ARTEQUEACONTECE elencou alguns must see na Cidade do México, que recebe nesta semana a ZONAMACO.

Situado a apenas dois quilômetros da ZONAMACO encontra-se o Museu Jumex, braço expositivo da Fundação Jumex Arte Contemporáneo (e da Coleção Jumex), fundada pelo colecionador Eugenio López Alonso em 2001. O prédio em que o Museu se localiza, projetado pelo britânico David Chipperfield e inaugurado em 2013, encontra-se ocupado no momento por três exposições, sendo duas delas individuais de artistas de renome internacional: o americano John Baldessari e o francês Philippe Parreno.

O Museo Tamayo de Arte Contemporânea também é parada obrigatória para os visitantes da cidade. Situado dentro do Bosque de Chapultepec, o museu foi fundado em 1981 pelo artista Rufino Tamayo com o objetivo de promover a arte contemporânea mexicana e internacional. No dia 10 de fevereiro, a instituição abre a primeira individual do britânico Cerith Wyn Evans no México e uma exposição acerca do dramaturgo francês Antonin Artaud.

Próximo ao Bosque de Chapultepec, encontram-se as galerias kurimanzutto e Labor, além do espaço independente Estancia FEMSA – Casa Luis Barragán. Veterana na cena mexicana e queridinha internacional, a kurimanzutto foi fundada em 1999 por Mónica Manzutto y José Kuri e tomou forma a partir da consultoria do artista Gabriel Orozco. A experiência tem sido extremamente bem-sucedida, e a kurimanzutto representa artistas mexicanos e estrangeiros, como Adrián Villar Rojas, Allora & Calzadilla, Anri Sala, Damián Ortega, Jimmie Durham, Leonor Antunes, Sarah Lucas e, claro, Gabriel Orozco. No dia 10 de fevereiro, a galeria abre a primeira individual da iraniana Nairy Baghramian em seu espaço, “Maintainers”.

Já a jovem galeria Labor foi fundada em 2009 pela curadora Pamela Echeverría a fim de promover um espaço para pesquisas experimentais em arte contemporânea. Desde 3 de fevereiro, eles apresentam uma individual do mexicano Pedro Reyes, “Música para litófonos”. Basta atravessar a rua para chegar à Estancia FEMSA – Casa Luis Barragán, uma plataforma cultural abrigada pela Casa Luis Barragán (patrimônio histórico da UNESCO) com o apoio da Coleção FEMSA. No último sábado, eles abriram a primeira individual do americano Bruce Nauman no México, “Parameters”.

Outro edifício do arquiteto Luis Barragán é aberto nesta semana para o público pela primeira vez: um pouco afastada da Cidade do México, a Cuadra San Cristóbal recebe de 7 de fevereiro a 24 de março uma individual do artista Sean Scully composta por esculturas monumentais em diálogo com a arquitetura da residência e suas cavalariças, um ícone modernista mexicano. A mostra pode ser visitada apenas por agendamento.

Fundada como espaço independente em 2012 e transformada em galeria no ano seguinte, a Marso também merece ser visitada. O espaço possui uma vocação híbrida, realizando todas as atividades de uma galeria comercial, mas também desenvolvendo projetos sem fins lucrativos. No dia 6 de fevereiro a galeria abre uma individual do francês Jean-Luc Moulène, que desenvolve uma produção fortemente influenciada pelo pensamento matemático. A menos de um quilômetro da Marso, situa-se a Galeria OMR, grande presença mexicana nas feiras internacionais. Fundada em 1983, a galeria representa artistas como Candida Höfer e James Turrel. Para a semana da ZONAMACO, a OMR abre, no dia 6 de fevereiro, uma individual do artista José Dávila.

Por fim, vale visitar três espaços independentes e experimentais: Bikini Wax EPS, Lulu e Soma. Com programações mais flexíveis, esses espaços se dedicam a projetos interdisciplinares, atividades educativas, conversas e palestras. No dia 6 de fevereiro, das 17h às 21h,  o Lulu abre sua segunda “Lulennial”, com curadoria do americano Andrew Berardini e de seu fundador, Chris Sharp. E se ainda sobrar um tempinho para ler no meio de tudo isso, recomendamos como guia de leitura a revista mexicana de arte contemporânea Terremoto.

Para não se perder:

ZONAMACO: 7 de fevereiro (para convidados), 16h – 21h; 8 a 10 de fevereiro, 12h – 21h; 11 de fevereiro, 12h – 20h. Entrada: Mex$ 275.00
Endereço: Centro Citibanamex, Hall D – AV. Conscripto 311, Lomas de Sotelo, 11200

Museo Jumex: terça a domingo, 11h – 20h. Entrada: Mex$ 50.00
Endereço: Miguel de Cervantes Saavedra 303, Colonia Granada, 11520

Museo Tamayo: terça a domingo, 10h – 18h. Entrada: Mex$ 65.00
Endereço: Paseo de la Reforma No. 51 (esq. Gandhi). Col. Bosque de Chapultepec, Del. Miguel Hidalgo, 11580

Galeria kurimanzutto: terça a quinta, 11h – 18h; sexta e sábado, 11h – 16h. Entrada gratuita
Endereço: Gob. Rafael Rebollar 94, Col. San Miguel Chapultepec, 11850

Galeria Labor: segunda a quinta, 11h – 18h; sexta, 11h – 16h; sábado, 11h – 15h e por agendamento. Entrada gratuita
Endereço: Gral. F. Ramírez 5, Ampliación Daniel Garza, Daniel Garza, 11830

Estancia FEMSA – Casa Luis Barragán: segunda a sexta, 10h – 17h; sábado e domingo, 10h – 13h. Entrada: Mex$ 400.00
Endereço: General Francisco Ramírez 12-14, Colonia Ampliación Daniel Garza, 11840

Cuadra San Cristóbal: visita por agendamento através de seanscullymexico@gmail.com
Endereço: Cerrada Manantial Oriente 20, Colonia Mayorazgos de los Gigantes, López Mateos, Atizapán de Zaragoza, Estado de México. Entrada gratuita

Galeria Marso:  terça a quinta, 10h – 18h; sexta, 10h – 15h; sábado, 11h – 15h
Endereço: Berlín 37, Col. Juárez​, 06600

Galeria OMR: terça a quinta, 10h – 19h; sexta, 10h – 16h; sábado, 11h – 16h
Endereço: Córdoba 100, Roma Norte, 06700

Lulu: sábados, 14h – 18h, ou por agendamento. Entrada gratuita
Endereço: Calle Bajío 231, Roma Sur, 06760

Soma: consulte o site do local para os horários e eventos do dia
Endereço: Calle 13 #25, Col. San Pedro de los Pinos, 03800

Bikini Wax: consulte o Facebook para os horários e eventos do dia
Endereço: Doctor Gilberto Bolaños Cacho 34, Buenos Aires, 06780

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *