Sala de vídeo: Jenn Nkiru – REBIRTH IS NECESSARY

MASP, São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Sala de Vídeo do MASP recebe “REBIRTH IS NECESSARY” (2017), vídeo da cineasta anglo-nigeriana Jenn Nkiru, vencedor no ano passado da categoria Melhor Curta Documentário do Festival de Cinema Independente de Londres e da categoria Melhor Curta de Arte do prêmio Voice of a Woman, em Cannes. A obra, uma colagem de trechos de vídeos de diversos autores e épocas, fala sobre a experiência negra no mundo – e a necessidade de discuti-la e reinventá-la. O trabalho faz parte da transição entre
“Histórias afro-atlânticas” e “Histórias das mulheres, histórias feministas”, eixos temáticos da instituição em 2018 e 2019, respectivamente.

Jenn Nkiru vive e trabalha Estados Unidos e Inglaterra, onde nasceu, e dedica sua obra a um retrato amplo, investigativo e reflexivo sobre a condição negra desde a diáspora africana. É autora de videoclipes, curtas-metragens e videoinstalações. Na música, se destacou no ano passado como diretora artística de segunda unidade para o visual do clipe Apeshit, que o casal de músicos pop Beyoncé e Jay-Z gravou no Louvre. O vídeo, dirigido por Ricky Saiz, traz sequências que questionam a relação hierárquica entre brancos e negros, o papel relegado aos afro-descendentes e o eurocentrismo das histórias da arte e dos museus, como o Louvre.

Em “REBIRTH IS NECESSARY”, Nkiru faz uso de imagens próprias e de autores diversos. A
maioria das cenas é datada dos anos 1960 e 70, período que registrou o ápice do movimento por direitos civis nos EUA e o surgimento do afrofuturismo. O movimento estético-artístico, que só ganharia este nome nos anos 1990, foi retomado por Hollywood no ano passado com o blockbuster Pantera Negra. Sua proposta é misturar fantasia, tecnologia e referências africanas pré-diáspora para tecer narrativas afrocentradas que apontem tanto para o passado como para o futuro, e inverter a narrativa dominante no mainstream, capitaneada por brancos.

Sala de vídeo: Jenn Nkiru – REBIRTH IS NECESSARY
Abertura: 07/02/19; 20h
Visitação: até 24/03/19; terça a domingo, 10h-18h; quinta, 10h-20h
MASP: Avenida Paulista, 1578, São Paulo. Ingressos: R$ 35 (entrada); R$ 17 (meia-entrada)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support