Sedimentations: Assemblage as Social Repair

The 8th Floor, Nova York

A Shelley & Donald Rubin Foundation apresenta no seu espaço The 8th Floor, em Nova York, a exposição “Sedimentations: Assemblage as Social Repair”, com artistas que empregam estratégias de re-uso em sua produção. Os participantes da mostra incorporam materiais encontrados ou re-utilizados, da acumulação e assemblage até a construção de paisagens e objetos discretos, com referências de variados tempos e contextos políticos e sociais. As obras da exposição estão imersas em conteúdos como herança cultural e preservação, tecnologia e obsolescência, engajamento espiritual, ecologia sustentável, os impactos da política de (des)armamento e a ideia responsabilidade social, usando artefatos da existência humana para reinterpretar os ciclos de criação, consumo e desperdício.

O título faz referência ao ensaio escrito pelo falecido artista Robert Smithson “A Sedimentation of the Mind: Earth Projects” (Uma Sedimentação da Mente: Projetos Terra), na qual ele associava as mudanças da terra com os fluxos de pensamento, argumentando que a mente e a terra estavam em constante estado de erosão. Smithson defendia o estado natural dos materiais contra o refinamento e o acabamento tecnológico dos processos de produção artística. Assim, “Sedimentations: Assemblage as Social Repair” propõe que objetos sem uso, material descartado e gestos cotidianos possam ganhar novos significados e valores por meio dos processos artísticos do fazer. A mostra inclui obras de El Anatsui, Maren Hassinger, Elana Herzog, Samuel Levi Jones, Mary Mattingly, Lina Puerta, Michael Rakowitz, Jean Shin, Shinique Smith, Mierle Laderman Ukeles, Roberto Visani e Michael Kelly Williams.

O “The 8th Floor” é um espaço expositivo e de eventos estabelecido em 2010 pelo casal Shelley e Donald Rubin, dedicado a promover iniciativas culturais e filantrópicas, e a expandir a acessibilidade cultural e artística em Nova York.

Sedimentations: Assemblage as Social Repair
Abertura: 21/06, 18h-20h
Visitação: até 08/12/18; terça a sábado, 11h-18h.
The 8th Floor: 17 West 17th Street, Nova York. Entrada gratuita.