Sedimentations: Assemblage as Social Repair

The 8th Floor, Nova York

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Shelley & Donald Rubin Foundation apresenta no seu espaço The 8th Floor, em Nova York, a exposição “Sedimentations: Assemblage as Social Repair”, com artistas que empregam estratégias de re-uso em sua produção. Os participantes da mostra incorporam materiais encontrados ou re-utilizados, da acumulação e assemblage até a construção de paisagens e objetos discretos, com referências de variados tempos e contextos políticos e sociais. As obras da exposição estão imersas em conteúdos como herança cultural e preservação, tecnologia e obsolescência, engajamento espiritual, ecologia sustentável, os impactos da política de (des)armamento e a ideia responsabilidade social, usando artefatos da existência humana para reinterpretar os ciclos de criação, consumo e desperdício.

O título faz referência ao ensaio escrito pelo falecido artista Robert Smithson “A Sedimentation of the Mind: Earth Projects” (Uma Sedimentação da Mente: Projetos Terra), na qual ele associava as mudanças da terra com os fluxos de pensamento, argumentando que a mente e a terra estavam em constante estado de erosão. Smithson defendia o estado natural dos materiais contra o refinamento e o acabamento tecnológico dos processos de produção artística. Assim, “Sedimentations: Assemblage as Social Repair” propõe que objetos sem uso, material descartado e gestos cotidianos possam ganhar novos significados e valores por meio dos processos artísticos do fazer. A mostra inclui obras de El Anatsui, Maren Hassinger, Elana Herzog, Samuel Levi Jones, Mary Mattingly, Lina Puerta, Michael Rakowitz, Jean Shin, Shinique Smith, Mierle Laderman Ukeles, Roberto Visani e Michael Kelly Williams.

O “The 8th Floor” é um espaço expositivo e de eventos estabelecido em 2010 pelo casal Shelley e Donald Rubin, dedicado a promover iniciativas culturais e filantrópicas, e a expandir a acessibilidade cultural e artística em Nova York.

Sedimentations: Assemblage as Social Repair
Abertura: 21/06, 18h-20h
Visitação: até 08/12/18; terça a sábado, 11h-18h.
The 8th Floor: 17 West 17th Street, Nova York. Entrada gratuita.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support