Seis aberturas de exposições para conferir no Rio de Janeiro

Confira as melhores e mais recentes programações de arte do mês de dezembro, todas com entrada gratuita

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Durante os primeiros dias de dezembro diversos museus, galerias e centros culturais estão abrindo novas exposições pelo Rio de Janeiro. Selecionamos aqui seis delas que além de imperdíveis, também são “na faixa”. Ah! Mas não deixe de conferir os horários de final de ano que sofrerão alterações de recesso.

Paço Imperial

O aborto, 2019, Maria Antonia

Nossa primeira parada é no Paço Imperial, que acaba de inaugurar a exposição Arte Pela Vida das Mulheres. Esta apresenta obras de 23 artistas, como Lenora de Barros, biarritz, Val Souza e Rosângela Rennó, que desde novembro de 2020 trabalham com a organização sem fins lucrativos Milhas Pela Vida das Mulheres em prol do aborto seguro e legal para mulheres brasileiras. As obras reunidas também expressam em suas temáticas uma resposta à opressão patriarcal e examinam situações que aprisionam as mulheres nas instâncias corporais, psíquicas e espirituais. 

Serviço 

Arte Pela Vida das Mulheres

Local: Paço Imperial
Endereço: Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 31 de janeiro de 2023
Funcionamento: De terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados e domingos, das 12h às 17h.
Ingresso: Grátis

Danielian Galeria 

Pontes sobre Abismos #03, 2017, Aline Motta

Ao passar pelas ruas do Gávea, mais de 200 lambes de retratos de mulheres brasileiras podem chamar sua atenção na Danielian Galeria. A nova fachada compõe a exposição Mulherio, de curadoria de Viviane Matesco, Marcus Lontra e Rafael Peixoto, exibe trabalhos de 36 artistas brasileiras que pautam o corpo feminino. O título da mostra se refere ao jornal que circulou entre 1981 e 1988, como desdobramento dos estudos sobre a condição feminina no Brasil, e que em suas 40 edições teve como colaboradoras nomes importantes do pensamento brasileiro como Lélia Gonzalez, Adélia Borges, Maria Rita Kehl, Ruth Cardoso, Carmen da Silva e Heloisa Buarque de Hollanda. Os nomes reunidos aqui contemplam diferentes gerações e estilos, que vão desde Lygia Clark, Anna Bella Geiger, Celeida Tostes, até Leticia Parente, Adriana Varejão, Panmela Castro e Élle de Bernardini. 

Serviço 

Mulherio

Local: Danielian Galeria
Endereço: Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea – Rio de Janeiro, RJ
Data: Até 04 de fevereiro de 2023
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 11 às 19h.
Ingresso: Grátis

Casa França-Brasil

Amor Preto, Luiz Moreira

A partir do próximo sábado, dia 10 de dezembro, a instituição cultural inaugura A Luz da Beleza, primeira individual do artista Luiz Moreira no Rio de Janeiro. Nessa exposição, a pesquisa estética e documental de Moreira exalta as festas e os ritos da cultura dos povos originários da África. Assim, a curadoria de Marcus Lontra reúne fotografias e vídeos, além de objetos em colaboração com os artistas Diego Silf, Felipe Maltone e Victor Hugo Mattos.

Serviço 

 A Luz da Beleza

Local: Casa França-Brasil
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Data: De 10 de dezembro até 11 de fevereiro de 2023
Funcionamento: De terça a sábado, das 10h às 17h.
Ingresso: Grátis

Solar dos Abacaxis

Performance Dora Selva

Para celebrar sete anos dedicados à experimentação em arte e educação, a instituição autônoma e colaborativa, vai festejar seu aniversário ocupando um novo endereço, no Centro do Rio, a partir do dia 10 de dezembro. A inauguração dessa nova fase conta com a abertura da exposição Manjar: Nascente, de quinze artistas que homenageiam Oxum e pautam a relação entre água e vida. Além disso, uma programação intensa de celebração se estende até às ruas ao redor, nos oferecendo brunch, música ao vivo, oficinas, performance e mais.

Serviço 

Manjar: Nascente

Local: Solar dos Abacaxis
Endereço: Rua do Senado 48, Centro – Rio de Janeiro, RJ
Data e funcionamento: Sábado, dia 10, das 15h às 23h. Segunda, dia 12, das 12h às 20h. Sem previsão de encerramento e horários pós recesso de final de ano.
Ingresso: Aberto à contribuição voluntária

Casa Roberto Marinho

Sem título, 1937, Gobbis

Já a partir de domingo, dia 11, você pode conferir a exposição Alegria aqui é mato – 10 olhares sobre a Coleção Roberto Marinho no instituto. Sob curadoria geral de Lauro Cavalcanti, a exposição abriga cerca de 200 obras de arte escolhidas por dez personalidades de vertentes variadas, como a atriz Fernanda Montenegro, os músicos Adriana Calcanhotto e Paulinho da Viola, o fotógrafo Walter Carvalho, o arquiteto Glauco Campello, o artista visual Marcos Chaves, entre outros. As peças foram selecionadas a partir do acervo e distribuídas entre dez salas, uma para cada curador.

Serviço 

Alegria aqui é mato – 10 olhares sobre a Coleção Roberto Marinho

Local: Casa Roberto Marinho
Endereço: Rua Cosme Velho, 1105 – Rio de Janeiro, RJ
Data: De 11 de dezembro até 19 de março de 2023
Funcionamento: De terça a domingo, das 12h às 18h
Ingresso: Grátis

MAM Rio

UÝRA. foto: Alonso Júnior

Também no domingo, o MAM Rio inaugura Aqui Estamos, uma individual da artista UÝRA. A curadoria de Beatriz Lemos reúne oito obras que iniciam um trabalho de mapeamento e interconexão entre indígenas em retomada e/ou em contextos urbanos. A mostra lida com a diáspora dos povos originários e a importância desse levante atual que conecta tempo, memória e território. As histórias trazidas pela artista, pesquisadora, educadora, e também indígena em retomada, são contadas por meio de áudios, imagens e narrativas que se enraízam no espaço expositivo do museu.

Serviço 

UÝRA | Aqui estamos

Local: MAM Rio
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo -Rio de Janeiro, RJ
Data: De 11 de dezembro até 02 de abril de 2023
Funcionamento: Quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Ingresso: Contribuição sugerida R$ 20

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support