Seis exposições imperdíveis no Rio de Janeiro

Indicamos 4 exposições recém abertas nas galerias Anita Schwartz, Carpintaria, Nara Roesler e Portas Vila Seca, além de duas institucionais que estão perto de encerrar

Tempo de leitura estimado: 5 minutos

Está pelo Rio de Janeiro pelas próximas semanas? Vamos te ajudar a elaborar seu roteiro cultural! Listamos quatro galerias que abriram exposições incríveis recentemente e que valem a sua visita. E para que você não perder o prazo, destacamos mais duas exposições institucionais imperdíveis que estão muito próximas de encerrar. Ah! Mas vale lembrar que a melhor forma de estar por dentro das melhores programações que acontecem, é baixando o aplicativo do ARTEQUEACONTECE.

“Sentido Comum”  na galeria Anita Schwartz

Hello Mr. President, 2022 – Marjô Mizumoto

Sob curadoria de Bianca Bernardo, a exposição pauta o encontro e desdobramentos entre a pintura e a fotografia contemporânea, partindo de acervos pessoais de cada artista. A coletiva reúne diversos nomes brasileiros emergentes como Marjô Mizumoto, Mônica Ventura e O Bastardo.

Além de trazer as próprias questões do universo da pintura, a exposição apresenta um caráter mais crítico ao propor uma revisão histórica destacando a relevância dos negros e indígenas no Brasil, e pautas de gênero e identidade. 

Serviço 

Sentido Comum

Local: Anita Schwartz
Endereço: Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 20 de agosto de 2022
Funcionamento:  De segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 12h às 18h
Ingresso: Grátis

“A Sua Estupidez” na Galeria Carpintaria

A exposição que reúne treze nomes expressivos da arte contemporânea, como por exemplo Erika Verzutti, Lenora De Barros e Márcia Falcão, traz um cunho fortemente político, a começar pelo próprio título, que segundo a organização, é “uma mensagem direta remetida coletivamente ao inominável que nos governa”.

Os trabalhos presentes, ainda que tenham sido criados em tempos e contextos distintos, ao serem expostos juntos agora, convergem para o campo sociopolítico atual. Sendo assim, há pouco mais de dois meses para a eleição presidencial, esse protesto em forma de exposição de arte vem nos empurrar para o sentido de urgência.

Serviço 

A Sua Estupidez

Local: Carpintaria
Endereço: Rua Jardim Botânico 971 — Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 20 de agosto de 2022
Funcionamento:  De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 18h.
Ingresso: Grátis

Performance Pregação (2014-2022), de Lenora de Barros, será ativada na galeria no dia 13 de agosto, às 16h.  

“O que sobrenada, sobrenada no caos” na Galeria Portas Vila Seca

A exposição é a segunda individual de Ismael Monticelli como artista representado na galeria. Nesta, o gaúcho apresenta um conjunto de trabalhos inéditos, entre pinturas, esculturas, instalações e site-specific, que giram em torno de um sentimento fúnebre em meio às comemorações do bicentenário da Independência e do centenário da Semana de Arte Moderna.

“Apropriando-se do imaginário modernista de Tarsila do Amaral e de Maria Martins, a exposição de Monticelli sublinha as fantasias de nossa modernidade e as lança sobre e contra o agora: tempo crescentemente interpretado à luz do Antropoceno” comenta a curadora da mostra, Clarissa Diniz.

Um destaque da mostra é a intervenção que o artista fez nas paredes do caminho em espiral que conecta os três pavimentos da galeria. Nesta, lê-se repetidas vezes a frase “quando o relâmpago fala, ele diz escuridão”, do filósofo e escritor George Steiner.

Serviço 

O que sobrenada, sobrenada no caos

Local: Portas Vila Seca
Endereço: Rua Dona Mariana, 137, casa 2 -Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 20 de agosto de 2022
Funcionamento:  De terça a sexta-feira, das 11h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h.
Ingresso: Grátis

“Maquinamata” na Galeria Nara Roesler 

morro mundo mundo, 2020, Laura Vinci.
morro mundo mundo, 2020 – Laura Vinci

A individual de Laura Vinci traz um conjunto de obras cinéticas criado especialmente para a ocasião. A artista que esteve sempre fortemente conectada à natureza, seja pela utilização de seus elementos, seja pela apropriação de suas formas, explora relações sutilmente inusitadas entre o universo mecânico e o natural.

O título da exposição evoca significados múltiplos, pois tanto fala da força destruidora da máquina, como propõe pensarmos a mata como uma espécie de máquina. Sendo assim, a mostra define bem o caráter dúbio e instigante dos trabalhos de Vinci, que aliam pequenos motores com estruturas de folhas e galhos naturais feitos em latão. 

Serviço:

Maquinamata

Local: Nara Roesler Rio de Janeiro 
Endereço: Rua Redentor 241, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ
Data: Até dia 6 de agosto de 2022. 
Funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 19h; Sábados das 14h às 18h. 
Ingresso: Grátis

Atenção! Últimos dias para visitar:
“Crônicas Cariocas” no Museu de Arte do Rio

Crônicas Cariocas
Crônicas Cariocas

Idealizada para escutar e discutir o Rio de Janeiro que não está nos livros, Crônicas Cariocas apresenta mais de 110 artistas e quase 600 obras de arte. Os curadores da casa Marcelo Campo e Amanda Bonan em parceria com o historiador Luiz Antônio Simas e a escritora Conceição Evaristo, apresentam juntos um olhar atento e contemporâneo à vida carioca em suas particularidades mais singelas.

Espiritualidade e valorização das culturas negras, são alguns dos temas destaques da mostra. Acerca da variedade de artistas presentes, a curadoria é coerente com a população da cidade do Rio de Janeiro: os protagonistas das crônicas são cariocas, não cariocas, jovens, adultos, velhos, vivos, póstumos, cis, trans, não binárie, negros, brancos, indígenas, héteros e LGBTQIA+ e assim por diante.

Serviço 

Crônicas Cariocas

Local: Museu de Arte do Rio
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 20 de agosto de 2022
Funcionamento:  De terça a sexta-feira, das 11h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h.
Ingresso: Grátis

Atenção! Últimos dias para visitar:
“Terra em Tempos” no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro 

Elza Lima, na exposição Terra em tempos
Sem título s.d. – Elza Lima. Foto: Jaime Acioli

Revisitando o acervo do museu, a exposição reúne cerca de 240 fotografias produzidas de 1860 até os dias de hoje. A curadoria de Beatriz Lemos estabelece sete eixos temáticos que discutem as construções de identidade, cultura e história do Brasil.

Para a curadora, a fotografia carrega em si o poder de eleger cortes de instantes que convocam nossa atenção: “Enquanto código sensorial, cada fotografia nos desafia a encarar as presenças dentro de um mesmo fragmento e, paralelamente, a decifrar ausências. Voltar-se para o que é aparente nas imagens pode denunciar os silêncios e as faltas que as circunscrevem”, ela afirma.

Serviço 

Terra em Tempos

Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 17 de julho de 2022
Funcionamento:  De quinta e sextas-feiras, das 13h às 18h.; aos sábados, das 10h às 18h e aos domingos, das 11h às 18h.
Ingresso: Contribuição sugerida R$20

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support