Série audiovisual navega por preciosidades do Museu do Ipiranga

Intitulada “Encontro com Acervos”, a série apresenta itens valiosos do acervo do museu, com entrevistas, animações gráficas e muito mais

astrolábio_museu do ipiranga
Astrolábio que estará na exposição de reabertura do Museu do Ipiranga em 2022

Durante o período no qual o Museu do Ipiranga esteve em reformas, foi desenvolvida uma programação virtual para que a instituição pudesse continuar próxima ao público. Isso se intensificou nos últimos meses, quando foi anunciada uma nova gestão, além de que o museu será reaberto em 2022.

Depois de das séries Diário de Obra e Ecos do Ipiranga, que compartilharam um pouco sobre o processo de construção e de restauro do museu, agora é lançada Encontro com Acervos. Neste conjunto de vídeos que serão disponibilizados semanalmente nas redes sociais do museu, são apresentados alguns itens muito valiosos que pertencem ao seu acervo. As estreias são feitas toda quarta-feira, às 18h, no Youtube.

Este projeto dá continuidade a série de palestras homônima que acontecia mensalmente no auditório da instituição desde 2017. Objetos estarão presentes na mostra de reabertura que acontecerá em 2022, intitulada Territórios em Disputa. O primeiro vídeo foi ao ar no dia 31 de março.


Os registros trazem entrevistas com especialistas que contam um pouco sobre a história e a utilidade desses objetos. Também são utilizados recursos gráficos, fotos e documentos de arquivo para fazer uma contextualização lúdica e didática das peças. Cada uma delas fazem referência a um período histórico diferente da História do Brasil.

No primeiro vídeo, o personagem principal é um Astrolábio, objeto utilizado em navegações e apresentado pelo historiador José Rogério Beier como “o computador compacto mais antigo do mundo”! Esse item era essencial para pontuar a localização geográfica a partir das estrelas, além de definir a hora, intervalos de tempo e medidas! O exemplar de bronze que está no acervo do museu é do século 19. Na exposição em 2022, o público poderá vê-lo em destaque e manusear uma réplica sua.

Os próximos objetos apresentados pela série serão: Chocadeira, com Maria Eugênia Ferreira Gomes (7/4); Louças, com José Hermes Martins Pereira (14/4); Moldura, com Rogério Ricciluca Matiello Félix (21/4).