Sesc Ipiranga apresenta retrospectiva de Eustáquio Neves

A exposição “Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves” pauta as reverberações da escravidão nos dias atuais

Eustaquio Neves
série Arturos #2, 2003-2005, fotografia com técnica mista, Eustaquio Neves

A mais recente exposição do Sesc Ipiranga atravessa quase 40 anos de fotografias do artista mineiro que é descendente de escravizados e retrata imagens de diásporas e resistências da população negra, como a violência contra os corpos, a intolerância contra os ritos e a privação de direitos. O intuito da exposição, ao tocar essas cicatrizes, é proporcionar a tomada de consciência de nossos papéis e responsabilidades diante de reparações históricas. 

Desde os anos 1980, Eustáquio segue construindo uma obra de forte impacto por meio de suas experimentações em fotografias analógicas, utilizando conhecimentos adquiridos na sua formação como técnico em Química Industrial. “A fotografia experimental no Brasil converge para a obra de Eustáquio Neves. Ele é um dos pioneiros em criar imbricações de linguagens da fotografia com pintura, textos e abrasões que visam gerar metáforas visuais sobre como as histórias oficiais são geradas em camadas simbólicas”, destaca o curador da mostra, Eder Chiodetto.

Eustaquio Neves
série Boa aparência #6, 2000, fotografia com técnica mista, Eustaquio Neves

Além das próprias fotografias, a exposição apresenta materiais que compõem o processo criativo do artista, como as matrizes, filmes fotográficos, desenhos, recortes de jornais, entre outros. 

Serviço 

“Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves”

Local: Sesc Ipiranga
Endereço: R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga, São Paulo – SP
Data: Até 26 de fevereiro de 2022
Funcionamento:  De terça a sexta-feira, das 07h às 21h45. Aos sábados, das 10h às 21h45, e aos domingos, das 10h às 18h45.
Ingresso: grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR