Sesc Pompeia realiza mostra online com memes do New Memeseum

A exposição faz parte do projeto “Ofício:”, que tem como propósito apresentar e investigar práticas do fazer artístico; o texto da mostra é assinado pela curadora Clarissa Diniz

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

O Sesc Pompeia recebe até 16 de agosto, em um espaço online chamado <anexa>, a exposição Combater ficção com ficção, uma mostra um tanto diferente que é composta por conteúdos de imagens, vídeos e textos do acervo do Instagram New Memeseum. O perfil anônimo de Instagram faz um enorme sucesso desde sua criação com a postagem de memes que tratam com humor e ironia situações da arte e do campo cultural brasileiro.

Com texto assinado pela curadora e pesquisadora Clarissa Diniz, a exposição percorre a ideia de que os memes podem servir como micronarrativas que tem a capacidade de “infiltrar e minar narrativas consolidadas”. No texto, Diniz escreve que “frequentemente os memes criados versam sobre experiências pessoais e, nesse sentido, talvez o perfil seja um exercício de autocrítica, pois é importante criticar os problemas e injustiças do contexto ao qual estamos inseridos, mas também é importante reconhecer e criticar os nossos gestos que contribuem para a manutenção desse contexto”.

Ver Post

Combater ficção com ficção faz parte do projeto Ofício:, que surgiu há dois anos com uma proposta de “apresentar e investigar práticas do fazer artístico”. Nessa toada, ainda acontecerão as exposições mostras assinadas por Roberta Carvalho (de 17/8 a 27/9), Aleta Valente (de 28/9 a 8/11) e Raquel Kogan (de 9/11 a 20/12). Todas elas trarão proposições que exploram o uso da internet como suporte para o desenvolvimento de obras de arte.

Combater ficção com ficção: New Memeseum
Texto curatorial de Clarissa Diniz
Até 16 de agosto
Local: <anexa>, no site do Sesc Pompeia

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support