Sesc Pompeia realiza mostra online com memes do New Memeseum

A exposição faz parte do projeto “Ofício:”, que tem como propósito apresentar e investigar práticas do fazer artístico; o texto da mostra é assinado pela curadora Clarissa Diniz

O Sesc Pompeia recebe até 16 de agosto, em um espaço online chamado <anexa>, a exposição Combater ficção com ficção, uma mostra um tanto diferente que é composta por conteúdos de imagens, vídeos e textos do acervo do Instagram New Memeseum. O perfil anônimo de Instagram faz um enorme sucesso desde sua criação com a postagem de memes que tratam com humor e ironia situações da arte e do campo cultural brasileiro.

Com texto assinado pela curadora e pesquisadora Clarissa Diniz, a exposição percorre a ideia de que os memes podem servir como micronarrativas que tem a capacidade de “infiltrar e minar narrativas consolidadas”. No texto, Diniz escreve que “frequentemente os memes criados versam sobre experiências pessoais e, nesse sentido, talvez o perfil seja um exercício de autocrítica, pois é importante criticar os problemas e injustiças do contexto ao qual estamos inseridos, mas também é importante reconhecer e criticar os nossos gestos que contribuem para a manutenção desse contexto”.

Ver Post

Combater ficção com ficção faz parte do projeto Ofício:, que surgiu há dois anos com uma proposta de “apresentar e investigar práticas do fazer artístico”. Nessa toada, ainda acontecerão as exposições mostras assinadas por Roberta Carvalho (de 17/8 a 27/9), Aleta Valente (de 28/9 a 8/11) e Raquel Kogan (de 9/11 a 20/12). Todas elas trarão proposições que exploram o uso da internet como suporte para o desenvolvimento de obras de arte.

Combater ficção com ficção: New Memeseum
Texto curatorial de Clarissa Diniz
Até 16 de agosto
Local: <anexa>, no site do Sesc Pompeia