Show no IMS Paulista: Aviso aos navegantes

Nos dias 12 e 13 de novembro (terça e quarta-feira), às 20h30, o IMS Paulista promove o show Aviso aos navegantes, com uma banda liderada pelo cantor Marcelo Pretto e pelo pianista Lincoln AntonioA apresentação é inspirada em um disco homônimo do acervo do IMS, lançado pelo compositor Alberto Ribeiro (1902-1971) e considerado um dos precursores da canção de protesto no Brasil.

Além de Pretto e Antonio, o show contará com os músicos Kabé Pinheiro (percussão) e Rodrigo Sestrem (flauta transversal, pífano, rabeca, sax-tenor e sax-soprano). A apresentação também terá participações especiais de Roberta Estrela D´Alva e Tia Cida dos Terreiros.

O espetáculo resgata e recria a maior parte do repertório do disco de Alberto Ribeiro, mais conhecido por sua parceria com Braguinha em sucessos carnavalescos, como “Chiquita Bacana” e “Touradas em Madri”. São 16 faixas de cunho social escritas durante o período do Estado Novo (1937-1945), época em que o autor chegou a ser preso. Por conta da censura vigente, o álbum só foi lançado em 1956, pela gravadora Continental, antecipando assim o clima de rebeldia que seria popularizado na década seguinte durante os festivais.

Aviso aos navegantes – Antecedentes da canção de protesto no Brasil
12 de novembro (terça-feira), às 20h30
13 de novembro (quarta-feira), às 20h30
Cineteatro do IMS Paulista: Avenida Paulista, 2424, São Paulo. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Vendas antecipadas no site Eventbrite (imoreirasallespaulista.eventbrite.com) ou, no dia do evento, na bilheteria do IMS Paulista, a partir das 10h