Sob curadoria de Carollina Lauriano, fotografias apresentam um olhar sobre a Etiópia

A exposição “África entre olhares” apresenta fotografias inéditas de Rosa de Luca na galeria Ricardo Von Brusky

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Rosa De Luca
Sem título (2019) de Rosa De Luca

A Galeria Ricardo Von Brusky apresenta, a partir do dia 24 de maio, a exposição África entre olhares, primeira individual da artista Rosa De Luca na galeria. Sob curadoria de Carollina Lauriano, a mostra apresenta 32 fotografias que retratam não apenas uma realidade pouco conhecida como também muito estigmatizada.

A fotógrafa é movida pelo desejo de estabelecer uma relação com algumas culturas que ainda prevalecem ermas em um mundo globalizado, e por isso apresenta o resultado de sua viagem pela Etiópia e o contato com o povo Karo, um dos que mais sofrem com a ameaça de extinção. Ainda assim, a exposição não possui caráter de denúncia.

A artista propõe, na verdade, uma experiência de vínculos, ainda que momentâneos, do espectador com o retratado intermediado pelas fotografias. Lauriano explica: “Por isso, talvez, parte do foco da artista se volta para as crianças. Muito provavelmente num intuito de nos dizer que esse instinto de preservação tenha que ser menos individual, e mais coletivo. Não é preciso ir até a África para entender as dores e as delícias de ser um continente plural. Mas é preciso estar atento que esses aspectos também fazem parte de nós, enquanto parte de um todo.”

Rosa De Luca
Sem título (2019) de Rosa De Luca

Serviço 

África entre olhares

Local: Galeria Ricardo Von Brusky
Visitação: De 24 de maio a 12 de junho
Endereço: R. Estados Unidos, 336 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Funcionamento:  De segunda a sexta, das 10h às 19h
Ingresso: grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support