Somos Muit+s – Programação 28/08 a 03/09

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Pinacoteca convida para uma programação especial que acompanha a exposição Somos Muit+s: experimentos sobre coletividade. A mostra, em cartaz até 28 de outubro de 2019, investiga a prática artística como exercício coletivo a partir de experiências pensadas enquanto diálogos, diretos ou indiretos, com a produção de Joseph Beuys e Hélio Oiticica, dois dos mais importantes artistas da segunda metade do século 20. Além deles, participam outros seis artistas/coletivos nacionais e internacionais: Maurício Ianês, Mônica Nador + JAMAC, Coletivo Legítima Defesa, Rirkrit Tiravanija, Tania Bruguera e Vivian Caccuri.

 

Tania Bruguera – Escola de Arte Útil

29 de agosto | Quinta-feira_15h às 18h_sala 6

Aula “Usando o arquivo e o léxico, revisão de exemplos do arquivo a partir das estratégias e categorias”, com Fábio Tremonte

Estudo de caso, com Guilherme Teixeira

30 de agosto | Sexta-feira_15h às 18h_sala 6

Apresentação do Exercício 1, com acompanhamento de Fábio Tremonte

Saiba mais (link para página Escola de Arte Útil)

Ativações no Octógono

O artista tailandês Tiravanija apresenta um palco aberto – untitled 2019 (demo station n.7) – com estrutura em espiral pensado para uma experiência teatral performática, que ficará à disposição para a livre utilização dos visitantes. Confira a programação para o período:

31 de agosto | Sábado

_11h às 13h: Coletivo Mirante – Experimento de Sinestesia

Formado por artistas visuais e educadores com foco em arte contemporânea e criação coletiva, o grupo propõe um encontro para discutir e experimentar conceitos como coletividade, consenso, empatia, negociação, etc. Por meio dele, os participantes deverão criar um desenho a partir de um som, uma escultura a partir de um cheiro e um som a partir de uma textura. O grupo será incentivado a compartilhar suas impressões para a construção de um único projeto. Grupos de até 20 pessoas, acima de 15 anos. Duração: 2 horas.

_14h às 18h: Pina Jam

Pina Jam é um encontro de danças urbanas envolvendo a cena Hip Hop e o público espontâneo com intuito de explorar possibilidades de interação. A condução do primeiro é contra será feita por Aline Constantino. Abaixo a programação:

14h: bate-papo “Corpo e Identidade”, com Gerson AfroBreak
15h: workshop de Breaking, com Igor Wilson Souza
16h: discotecagem com Lika Marques e Jab Cut

1 de setembro | Domingo

_14h às 15h: Guri – Grupo Conjunto de Canto Polo Júlio Prestes

_15h às 18h: Povo na Pina – Ponto Firme

Em parceria com a Casa do Povo, o projeto propõe a construção de grandes estruturas de crochê utilizando principalmente materiais descartados gerados pela própria Pinacoteca. A oficina é conduzida pelo designer e artesão Gustavo Silvestre com participação dos egressos e ex-alunos do Ponto Firme, projeto que há quatro anos leva aulas de crochê para dentro de uma penitenciária masculina. Aberto à participação do público e visitantes de todas as idades.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR