A Pinacoteca convida para uma programação especial que acompanha a exposição Somos Muit+s: experimentos sobre coletividade. A mostra, em cartaz até 28 de outubro de 2019, investiga a prática artística como exercício coletivo a partir de experiências pensadas enquanto diálogos, diretos ou indiretos, com a produção de Joseph Beuys e Hélio Oiticica, dois dos mais importantes artistas da segunda metade do século 20. Além deles, participam outros seis artistas/coletivos nacionais e internacionais: Maurício Ianês, Mônica Nador + JAMAC, Coletivo Legítima Defesa, Rirkrit Tiravanija, Tania Bruguera e Vivian Caccuri.

Tania Bruguera – Escola de Arte Útil

22 de agosto | Quinta-feira_15h às 18h_sala 6
Aula “Análise do Manifesto de Arte Útil”, com Fábio Tremonte
Aula-oficina com Diogo de Moraes – Diário do busão

23 de agosto | Sexta-feira_15h às 18h_sala 6
Preparação do Exercício 1, com acompanhamento de Fábio Tremonte

Mais informações: http://pinacoteca.org.br/artistas/tania-bruguera/

Videobrasil Pop Up

Com curadoria de Solange Farkas, diretora do Videobrasil, e pesquisa do coordenador do acervo do festival Ruy Luduvice, serão apresentados três programas que reúnem sete vídeos pertencentes àquele acervo passando por temas que dialogam com a exposição como cooperação, criatividade, participação coletiva, a criação de novos mundos e imaginação de formas alternativas de sociabilidade.

24 de agosto | Sábado_14h30 às 17h30_Auditório

Parallel | 2017 | 29’55” | JIWON CHOI | Coreia
Uma montagem frenética entremeia elementos da vida sul-coreana – K-Pop, exércitos em marcha, programas de auditório, a primeira presidenta, o líder supremo, Samsung, Gangnam style – e silêncios.

Futebol | 2005 | 40’| FRENTE 3 DE FEVEREIRO | Brasil
O episódio de racismo envolvendo o jogador brasileiro Grafite e o argentino Leandro Desábato, em abril de 2005, serve de ponto de partida à performance do coletivo, que trabalha com intervenções urbanas.

Mais informações: http://pinacoteca.org.br/video-brasil/

Rirkrit Tiravanija – Octógono

O artista tailandês Tiravanija apresenta um palco aberto – untitled 2019 (demo station n.7) – com estrutura em espiral pensado para uma experiência teatral performática, que ficará à disposição para a livre utilização dos visitantes. Confira a programação para o período:

24 e 25 de agosto | Sábado e domingo_14h às 15h

Performance Ø, por Gabriel Lemos

Performance sonora caracterizada pela exploração de sons contínuos e de texturas eletrônicas ricas em harmônicos a partir da guitarra elétrica. A composição tem um caráter meditativo, pautada na repetição e na ativação de indeterminadas propriedades acústicas do espaço onde é apresentada.

Gabriel Francisco Lemos é compositor, artista sonoro e membro do coletivo multimídia BLOCO RUÍDO (também formado pelo artista André Damião e a artista Rita Wu). É professor de Design de Som, Música dos Séculos XX e XXI, Iniciação Musical, Improvisação e Composição. Já se apresentou e teve composições estreadas em diversos festivais e eventos no Brasil, Londres, Chile, Mônaco e Portugal. Desde 2013 colabora com o Grupo de Percussão da Universidade de São Paulo (PIAP), compondo peças de percussão para ensemble e organizando concertos junto ao grupo Continuum Sonoro. No âmbito da arte sonora, Lemos já colaborou com os artistas visuais Deyson Gilbert, Rafael RG e Tom Nóbrega.

Mais informações: http://pinacoteca.org.br/artistas/rirkrit-tiravanija/