Somos Muit+s – Programação de 22 a 27/08

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Pinacoteca convida para uma programação especial que acompanha a exposição Somos Muit+s: experimentos sobre coletividade. A mostra, em cartaz até 28 de outubro de 2019, investiga a prática artística como exercício coletivo a partir de experiências pensadas enquanto diálogos, diretos ou indiretos, com a produção de Joseph Beuys e Hélio Oiticica, dois dos mais importantes artistas da segunda metade do século 20. Além deles, participam outros seis artistas/coletivos nacionais e internacionais: Maurício Ianês, Mônica Nador + JAMAC, Coletivo Legítima Defesa, Rirkrit Tiravanija, Tania Bruguera e Vivian Caccuri.

Tania Bruguera – Escola de Arte Útil

22 de agosto | Quinta-feira_15h às 18h_sala 6
Aula “Análise do Manifesto de Arte Útil”, com Fábio Tremonte
Aula-oficina com Diogo de Moraes – Diário do busão

23 de agosto | Sexta-feira_15h às 18h_sala 6
Preparação do Exercício 1, com acompanhamento de Fábio Tremonte

Mais informações: http://pinacoteca.org.br/artistas/tania-bruguera/

Videobrasil Pop Up

Com curadoria de Solange Farkas, diretora do Videobrasil, e pesquisa do coordenador do acervo do festival Ruy Luduvice, serão apresentados três programas que reúnem sete vídeos pertencentes àquele acervo passando por temas que dialogam com a exposição como cooperação, criatividade, participação coletiva, a criação de novos mundos e imaginação de formas alternativas de sociabilidade.

24 de agosto | Sábado_14h30 às 17h30_Auditório

Parallel | 2017 | 29’55” | JIWON CHOI | Coreia
Uma montagem frenética entremeia elementos da vida sul-coreana – K-Pop, exércitos em marcha, programas de auditório, a primeira presidenta, o líder supremo, Samsung, Gangnam style – e silêncios.

Futebol | 2005 | 40’| FRENTE 3 DE FEVEREIRO | Brasil
O episódio de racismo envolvendo o jogador brasileiro Grafite e o argentino Leandro Desábato, em abril de 2005, serve de ponto de partida à performance do coletivo, que trabalha com intervenções urbanas.

Mais informações: http://pinacoteca.org.br/video-brasil/

Rirkrit Tiravanija – Octógono

O artista tailandês Tiravanija apresenta um palco aberto – untitled 2019 (demo station n.7) – com estrutura em espiral pensado para uma experiência teatral performática, que ficará à disposição para a livre utilização dos visitantes. Confira a programação para o período:

24 e 25 de agosto | Sábado e domingo_14h às 15h

Performance Ø, por Gabriel Lemos

Performance sonora caracterizada pela exploração de sons contínuos e de texturas eletrônicas ricas em harmônicos a partir da guitarra elétrica. A composição tem um caráter meditativo, pautada na repetição e na ativação de indeterminadas propriedades acústicas do espaço onde é apresentada.

Gabriel Francisco Lemos é compositor, artista sonoro e membro do coletivo multimídia BLOCO RUÍDO (também formado pelo artista André Damião e a artista Rita Wu). É professor de Design de Som, Música dos Séculos XX e XXI, Iniciação Musical, Improvisação e Composição. Já se apresentou e teve composições estreadas em diversos festivais e eventos no Brasil, Londres, Chile, Mônaco e Portugal. Desde 2013 colabora com o Grupo de Percussão da Universidade de São Paulo (PIAP), compondo peças de percussão para ensemble e organizando concertos junto ao grupo Continuum Sonoro. No âmbito da arte sonora, Lemos já colaborou com os artistas visuais Deyson Gilbert, Rafael RG e Tom Nóbrega.

Mais informações: http://pinacoteca.org.br/artistas/rirkrit-tiravanija/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support