SP-Arte lança projeto online com curadores convidados

Em parceria com a Preview, curadores propõem temas a partir dos quais desenvolvem listas de obras de arte comentadas no site da feira

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Miguel Rio Branco, Mona Lisa, junco, 1990

Como parte das comemorações de aniversário da SP-Arte, que aconteceu em abril, a feira estende neste mês de maio um projeto especial feito em parceria com a plataforma Preview. Trata-se do Curadoria 365, lançado nesta terça-feira (11)! Neste projeto, curadores convidados propõem temas a partir dos quais desenvolvem listas de obras de arte comentadas no site da feira. Todas as obras que entram nessas seleções estão presentes na plataforma SP–Arte 365.

A primeira seleção foi realizada pelo curador Gabriel Pérez-Barreiro, curador da 33ª edição da Bienal de São Paulo e atualmente é diretor da Collecion Patricia Phelps de Cisneros, em Nova York e Caracas. As obras escolhidas por ele partem de seu olhar sobre o filme Noite vazia, de Walter Hugo Khouri, realizado em 1964.

“Todas as obras que escolhi me lembram o clima muito particular deste filme, de noites cheias de saudade, frustração, beleza e pathos”, escreve na introdução da lista. Dentre os trabalhos selecionados estão obras de Vânia Mignone, Miguel do Rio Branco e Vicente do Rego Monteiro, dentre outros. O curador tece também comentários acerca de cada um deles, como imaginações “pós-apocalípticas” nas obras de Mignone e a as referências à Dostoievski na obra de Ana Calzavara.

Vânia Mignone, Sem título, 2019

Os próximos curadores a terem suas seleções publicadas no site da SP-Arte são Carollina Lauriano (curadora-adjunta da 13ª edição da Bienal do Mercosul), Raphael Fonseca (co-curador da 22ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil) e Regina Galvão (Agência Forma Brasil). 

A SP-Arte anunciou em abril diversas novidades. Dentre elas um novo local e uma nova data para a sua 17ª edição, que vai acontecer de forma presencial: entre os dias 18 e 22 de agosto na espaço ARCA, um galpão localizado na Vila Leopoldina. A feira também prepara uma edição online, em formato viewing room entre os dias 9 e 13 junho, que vai acontecer em seu site. Nele, as galerias participantes poderão apresentar em seus estandes digitais projetos com até 20 obras.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support