SP-Arte lança projeto online com curadores convidados

Em parceria com a Preview, curadores propõem temas a partir dos quais desenvolvem listas de obras de arte comentadas no site da feira

Miguel Rio Branco, Mona Lisa, junco, 1990

Como parte das comemorações de aniversário da SP-Arte, que aconteceu em abril, a feira estende neste mês de maio um projeto especial feito em parceria com a plataforma Preview. Trata-se do Curadoria 365, lançado nesta terça-feira (11)! Neste projeto, curadores convidados propõem temas a partir dos quais desenvolvem listas de obras de arte comentadas no site da feira. Todas as obras que entram nessas seleções estão presentes na plataforma SP–Arte 365.

A primeira seleção foi realizada pelo curador Gabriel Pérez-Barreiro, curador da 33ª edição da Bienal de São Paulo e atualmente é diretor da Collecion Patricia Phelps de Cisneros, em Nova York e Caracas. As obras escolhidas por ele partem de seu olhar sobre o filme Noite vazia, de Walter Hugo Khouri, realizado em 1964.

“Todas as obras que escolhi me lembram o clima muito particular deste filme, de noites cheias de saudade, frustração, beleza e pathos”, escreve na introdução da lista. Dentre os trabalhos selecionados estão obras de Vânia Mignone, Miguel do Rio Branco e Vicente do Rego Monteiro, dentre outros. O curador tece também comentários acerca de cada um deles, como imaginações “pós-apocalípticas” nas obras de Mignone e a as referências à Dostoievski na obra de Ana Calzavara.

Vânia Mignone, Sem título, 2019

Os próximos curadores a terem suas seleções publicadas no site da SP-Arte são Carollina Lauriano (curadora-adjunta da 13ª edição da Bienal do Mercosul), Raphael Fonseca (co-curador da 22ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil) e Regina Galvão (Agência Forma Brasil). 

A SP-Arte anunciou em abril diversas novidades. Dentre elas um novo local e uma nova data para a sua 17ª edição, que vai acontecer de forma presencial: entre os dias 18 e 22 de agosto na espaço ARCA, um galpão localizado na Vila Leopoldina. A feira também prepara uma edição online, em formato viewing room entre os dias 9 e 13 junho, que vai acontecer em seu site. Nele, as galerias participantes poderão apresentar em seus estandes digitais projetos com até 20 obras.