Staging Jackson Pollock

Whitechapel Gallery, Londres

As pinturas revolucionárias do pintor do expressionismo abstrato americano Jackson Pollock (1912–1956) foram mostradas pela primeira vez no Reino Unido na Whitechapel Gallery, em 1958. A mostra viajou para a Europa, vinda do MoMA, em Nova York, depois da morte prematura do artista, e provocou encantamento e frisson no público britânico. Seis décadas depois, a obra prima de Pollock, Summertime 9A (1948), retorna à Whitechapel.

O diretor da instituição, Bryan Robertson, decidiu que a galeria deveria ser tão ousadamente moderna quanto a arte de Pollock, e convidou o arquiteto Trevor Dannatt para projetar a expografia. O estilo construtivista do arquiteto transformou o espaço organizado tipicamente como um salão de arte em um cubo branco.

“Staging Jackson Pollock” também inclui raros materiais de arquivo e uma entrevista exclusiva com Dannatt, revisitando a forma como a mostra foi organizada e os motivos pelos quais essa exposição tem um significado tão profundo.

Staging Jackson Pollock
Visitação: até 24/03/19; terça a domingo, 11h-18h (às quintas até às 21h)
Whitechapel Gallery: 77-82 Whitechapel High St, Londres; £12.95

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support