Temporada de Projetos 2018

MIS, São Paulo

O MIS apresenta, a partir de julho, dois dos projetos expositivos selecionados pelo edital “Temporada de Projetos 2018”, do Paço das Artes.

Em “Exercício de Futurologia”, Ismael Monticelli expõe o resultado de uma pesquisa realizada a partir da situação do Paço das Artes que, desde sua inauguração há quase cinqüenta anos, não conta, oficialmente, com uma sede própria. “Nômade, que parece estar sempre à deriva e a procura de um lugar para aportar”, refere-se o artista à instituição que já ocupou diversos endereços como a Avenida Paulista, o edifício da Pinacoteca, a Avenida Europa e a Cidade Universitária da USP. Coletando narrativas dos públicos de instituições artísticas e culturais brasileiras por meio de entrevistas pessoais, conversas aleatórias e relatos em redes sociais, Monticelli materializa as angústias desses públicos com frases, cartazes e maquetes, apostando, segundo ele, “na imprecisão e na dúvida como forma de prospectar destinos”.

Paralelamente, Felipe Braga, com “Audio-Guias para Brise-Soleil”, apresenta um inacabado sistema expositivo com painéis modulares inspirado no projeto do designer alemão Karl Bergmiller utilizado pelo MAM do Rio na ocasião do incêndio que quase destruiu todo o acervo do museu, em 1978. Estruturas de madeira, plásticos pretos protegendo o chão e outros vestígios indicam um abandono recente da sala expositiva, criando uma atmosfera dúbia onde os espectadores têm a possibilidade de imaginar uma mostra que ainda não aconteceu ou que talvez já tenha se encerrado. O cenário conta com uma “paisagem sonora” criada por alto-falantes que supostamente retratam uma exposição, com falas de um fictício curador cego descrevendo obras por meio de suas legendas, conversas entre os montadores, vozes de um possível público, sons da natureza e ruídos da cidade.

 

Temporada de Projetos 2018 – Ismael Monticelli; Felipe Braga
Visitação: até 09/09; terça a sábado, 12h-21h; domingo, 11h-20h
Museu da Imagem e do Som: Av. Europa, 158, São Paulo. Ingressos: R$12.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *