The Armory Show 2018

Nova York

A 24ª edição do The Armory Show é composta por 198 galerias de 31 países, incluindo três brasileiras: a Galeria Nara Roesler (São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York), na seção Galleries; e Ronie Mesquita (Rio de Janeiro) e Mercedes Viegas (Rio de Janeiro), na seção Insights.

Este ano, a feira é dividida em cinco áreas. A seção principal, Galleries, inclui 109 galerias dedicadas à arte moderna e contemporânea (séculos XX e XXI). Contrariamente às habituais apresentações gerais do programa, algumas galerias planejam exibir projetos solo em seus estandes, como a Gagosian, com uma instalação inédita do artista sul-coreano Nam June Paik (1932 – 2006), e a Pace, com apresentação indivudual a artista nova-iorquina Tara Donovan (n. 1969). A seção Insights, por sua vez, conta com 32 galerias e é integralmente composta por apresentações solo, de dois artistas ou temáticas de obras realizadas antes do ano 2000. Um dos destaques vai para a carioca Mercedes Viegas, que exibirá uma seleção de obras de Anna Maria Maiolino (n. 1942) realizadas entre as décadas de 1970 e 1990. Vinte e seis galerias em operação há não mais que dez anos concentram-se na seção Presents, composta exclusivamente por trabalhos recentes de no máximo dois artistas.

Duas seções com curadoria completam a feira: Focus e Platform. Com curadoria de Gabriel Ritter, curador e chefe de arte contemporânea do Instituto de Arte de Minneapolis, a seção Focus é composta por 28 galerias, cada uma com obras de um ou dois artistas que examinam como a relação entre o corpo físico e sua representação e possível emancipação pela tecnologia. Por fim, Platform (inaugurada em 2017) é composta por obras de grandes dimensões, instalações e trabalhos comissionados, distribuídos por toda a feira. Este ano, a seção, intitulada “The Contingent” [O Contingente], tem curadoria de Jen Mergel, vice-presidente de programação da Associação de Curadores de Museus de Arte. Não deixe de ver o projeto de grandes dimensões do duo Elmgreen & Dragset, exibido pela primeira vez nos Estados Unidos, e a obra comissionada de Tara Donovan, na Town Square do Píer 94, composta por milhares de tubos plásticos transparentes.

The Armory Show
Abertura: 7 de março, quarta (para convidados)
Feira: 8 a 11 de março de 2018; quinta a sábado, 12h – 20h; domingo, 12h – 18h
The Armory Show: Píeres 92 & 94, 711 12th Avenue (com a 55th Street), Nova York. Ingresso: US$ 47,00