The Armory Show 2018

Nova York

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A 24ª edição do The Armory Show é composta por 198 galerias de 31 países, incluindo três brasileiras: a Galeria Nara Roesler (São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York), na seção Galleries; e Ronie Mesquita (Rio de Janeiro) e Mercedes Viegas (Rio de Janeiro), na seção Insights.

Este ano, a feira é dividida em cinco áreas. A seção principal, Galleries, inclui 109 galerias dedicadas à arte moderna e contemporânea (séculos XX e XXI). Contrariamente às habituais apresentações gerais do programa, algumas galerias planejam exibir projetos solo em seus estandes, como a Gagosian, com uma instalação inédita do artista sul-coreano Nam June Paik (1932 – 2006), e a Pace, com apresentação indivudual a artista nova-iorquina Tara Donovan (n. 1969). A seção Insights, por sua vez, conta com 32 galerias e é integralmente composta por apresentações solo, de dois artistas ou temáticas de obras realizadas antes do ano 2000. Um dos destaques vai para a carioca Mercedes Viegas, que exibirá uma seleção de obras de Anna Maria Maiolino (n. 1942) realizadas entre as décadas de 1970 e 1990. Vinte e seis galerias em operação há não mais que dez anos concentram-se na seção Presents, composta exclusivamente por trabalhos recentes de no máximo dois artistas.

Duas seções com curadoria completam a feira: Focus e Platform. Com curadoria de Gabriel Ritter, curador e chefe de arte contemporânea do Instituto de Arte de Minneapolis, a seção Focus é composta por 28 galerias, cada uma com obras de um ou dois artistas que examinam como a relação entre o corpo físico e sua representação e possível emancipação pela tecnologia. Por fim, Platform (inaugurada em 2017) é composta por obras de grandes dimensões, instalações e trabalhos comissionados, distribuídos por toda a feira. Este ano, a seção, intitulada “The Contingent” [O Contingente], tem curadoria de Jen Mergel, vice-presidente de programação da Associação de Curadores de Museus de Arte. Não deixe de ver o projeto de grandes dimensões do duo Elmgreen & Dragset, exibido pela primeira vez nos Estados Unidos, e a obra comissionada de Tara Donovan, na Town Square do Píer 94, composta por milhares de tubos plásticos transparentes.

The Armory Show
Abertura: 7 de março, quarta (para convidados)
Feira: 8 a 11 de março de 2018; quinta a sábado, 12h – 20h; domingo, 12h – 18h
The Armory Show: Píeres 92 & 94, 711 12th Avenue (com a 55th Street), Nova York. Ingresso: US$ 47,00

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support