The Black Image Corporation

Fondazione Prada, Milão

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

A Fondazione Prada apresenta “The Black Image Corporation”, uma exposição concebida pelo artista Theaster Gates, no Osservatorio da Galleria Vittorio Emanuele II. O projeto explora o legado fundamental dos arquivos da “Johnson Publishing Company”, com mais de 4 milhões de imagens que contribuíram para formar as linguagens culturais e estéticas da identidade cultural Afro-Americana.

Fundada por John H. Johnson em 1942, a editora criou duas publicações marcantes para o público negro: a revista mensal “Ebony” e a publicação-irmã, semanal, “Jet”, em circulação a partir de 1945 e 1951, respectivamente. Ebony e Jet tinham o compromisso de celebrar eventos cotidianos positivos e retratar as complexas realidades do negros americanos nos EUA do pós-guerra.

Para o Osservatorio da Fondazione Prada, Theaster Gates concebeu um coral e uma exposição participativa com foco nos trabalhos de dois fotógrafos: Moneta Sleet Jr. e Isaac Sutton. As imagens produzidas por esses artistas representam a variedade de padrões sociais dos Americanos Negros da elite social e do mundo das celebridades, assim como da política, do esporte, da beleza e da sexualidade, em uma estrutura desenvolvida por Gates especialmente para o espaço.

The Black Image Corporation
Abertura: 20/09
Visitação: até 14/01/19; segunda, quarta, quinta e sexta, 14h-20h; sábado e domingo, 11h-20h
Fondazione Prada – Osservatorio: Galleria Vittorio Emanuele II, Milão. Ingressos: €15 (inteira), €12 (reduzida)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support