Thiago Rocha Pitta: O Primeiro Verde

Galeria Millan, São Paulo

A Galeria Millan apresenta, a partir de 24/03, a exposição “O Primeiro Verde”, de Thiago Rocha Pitta. A mostra marca um novo capítulo em sua meticulosa investigação acerca do meio ambiente, à medida que ele mergulha mais profundamente na origem e na evolução do planeta a partir de um conjunto de trabalhos – em sua maioria afrescos, além de uma instalação, uma escultura, uma aquarela e um vídeo – concebidos entre 2017 e 2018.

A prática diversificada de Rocha Pitta está conectada a uma fascinação profunda com as sutis transformações de seu entorno: a lenta erosão e a alteração da areia do deserto, a descida de uma neblina e as flutuações de formações subaquáticas. Nesse novo corpo de trabalho, o artista examina os processos naturais envolvidos na fundação de todos os seres vivos: desde o surgimento das cianobactérias, primeiros seres a realizar fotossíntese, há 3,7 bilhões de anos, até o período da “grande oxidação”, quando o oxigênio produzido por esses microrganismos começou a ser liberado na atmosfera, criando condições para a vida tal qual a conhecemos hoje.

 

Em paralelo à mostra de Pitta, a galeria ocupa seu Anexo com um resumo da produção recente de Paulo Pasta, com uma ampla seleção de trabalhos realizados no último ano. Intitulada Lembranças do Futuro, a mostra se debruça sobre uma questão essencial de sua obra: o tempo. Há em suas telas uma clara relação com a memória, uma conjunção entre passado, presente e futuro, como se diante delas nos colocássemos diante de um tempo dilatado, expandido. Não se trata do tempo do relógio, nem de uma condensação de um instante, mas sim de uma construção de um estado latente, contemplativo, que é criado por um tênue equilíbrio, ao mesmo tempo rigoroso e intuitivo, entre forma e cor.

“Thiago Rocha Pitta: O Primeiro Verde”
“Paulo Pasta: Lembranças do Futuro” (anexo)
Abertura: 24/03, 12-16h
Visitação: até 28/04, terça a sexta, 10-19h, sábados das 11-17h
Galeria Millan: Rua Fradique Coutinho, 1360. Entrada gratuita