Tracey Emin expõe trabalhos inéditos feitos durante a quarentena

Viewing room online com a exposição virtual está disponível no site da White Cube

I thrive on solitude, em tradução livre: “eu prospero na solidão”. É esse o título da exposição da renomada artista Tracey Emin que acontece virtualmente no site da galeria White Cube. O título bastante apropriado acompanha a ideia de que todas as obras em exibição foram criadas durante o período que ela passou isolamento em sua casa em Londres, devido à quarentena pela pandemia. No ar desde o último dia 15, a exposição estará acessível ao público até o dia 2 de agosto.

É apresentada uma coleção de pinturas em pequena escala que se desdobram em imagens de variados espaços interiores íntimos que, para ela, desencadeiam uma espécie de “transferência de emoções e lugar”. A artista busca de livrar do estigma da solidão que é associado ao fato de estar sozinha, acompanhada apenas pelo silêncio. Ela, então, abraça a oportunidade de pensar e sonhar na solidão. Para ela, essas obras criadas durante esse período são marcas de transição para um futuro otimista, que florescerá e crescerá.

A artista se prepara para uma grande exposição individual, intitulada The Loneliness of the Soul, na Royal Academy of Arts em Londres. A mostra deve acontecer em novembro deste ano e será levada também para o Museu Munch, em Oslo, em 2021. Na mesma época, na mesma cidade, será inaugurada a obra The Mother, uma obra pública permanente que ela concebeu para a Ilha dos Museus de Oslo.

Para acessar a viewing room de I thrive on solitude exposição, basta clicar aqui.

Tracey Emin, The Kiss, 2020. Crédito das imagens: © Tracey Emin. All rights reserved, DACS 2020. © White Cube/Theo Christelis
Tracey Emin, Thriving on Solitude, 2020