VALIE EXPORT: Research – Archive – Oeuvre

n.b.k., Berlim

O Neuer Berliner Kunstverein (n.b.k.) apresenta a exposição “VALIE EXPORT. Research – Archive – Oeuvre”, com curadoria de Sabine Folieis, a primeira grande mostra retrospectiva da artista na Alemanha em 15 anos. VALIE EXPORT é considerada uma das mais importantes artistas atuando na área da arte conceitual, da performance e do vídeo. Ela continua a influenciar as gerações mais jovens de artistas com suas obras críticas e feministas.

Desde o início de sua carreira, EXPORT tem lidado com as questões de uma sociedade cada vez mais midiatizada, colocando em cheque suas funções e princípios, seus mecanismos de comunicação. Sua obra é complexa, e os trabalhos apresentados no n.b.k. vêm de diferentes períodos de produção, ao longo de 50 anos, e ilustram a diversidade de assuntos na obra de EXPORT. Suas pesquisas vão desde lidar com os pensamentos da sociedade sobre assuntos dicotômicos como cultura e natureza, ou masculino e feminino, até a identificação do sujeito humano, e mais, feminino, no mundo. Como podem a arquitetura, a tecnologia e a mídia (de)formar uma pessoa? Essa é uma pergunta central ao seu processo.

Junto com a artista, a curadora Sabine Folie desenvolveu a mostra que ocupa o Neuer Berliner Kunstverein, incluindo importantes trabalhos da artistas que documentam de forma singular os processos criativos de EXPORT e os combinam com materiais de arquivo, como esboços, cartas, fotografias e anotações.

VALIE EXPORT: Research – Archive – Oeuvre
Abertura: 09/06
Visitação: até 12/08/18; terça a domingo, 12h-18h; quinta, 12h-20h
Neuer Berliner Kunstverein (n.b.k.): Chausseestrasse 128 / 129, 10115, Berlim. Entrada gratuita