Vik Muniz: Superfícies

Galeria Nara Roesler, São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Galeria Nara Roesler apresenta “Superfícies”, terceira mostra individual de Vik Muniz na sede paulista da galeria. A mostra é composta por uma série inédita de trabalhos, todos únicos e produzidos neste ano. Ao mudar-se para os Estados Unidos em 1983 e ver de perto obras que conhecia somente através de reproduções, Vik Muniz percebeu a enorme diferença que há entre interagir fisicamente e analisar a arte através de réplicas. Estes dois modos distintos de vivenciar as produções artísticas pautaram o trabalho realizado pelo artista ao longo das três décadas de sua carreira.

Por meio de sua obra o artista convida o espectador a desbravar territórios ambíguos, repletos de dualidades: entre ima- gem e sua contrapartida física, entre mente e matéria, percepção e fenômeno. Este “exercício metafísico”, segundo o artista, desafia nossos sentidos e nossa percepção a traçar novos caminhos através de uma realidade em constante mudança, obrigando-nos a reconhecer a fragilidade de nossas certezas.

A necessidade constante de reconfiguração da realidade decorrente do advento das novas mídias é aproveitada por Vik Muniz para romper os paradigmas que tradicionalmente polarizaram a pintura e a fotografia, resgatando a relação entre o material e o pictórico presente em sua produção desde o início de sua carreira – em uma de suas primeiras séries, Best of Life, o artista desenhava fotografias famosas a partir de sua própria memória para então fotografar os desenhos e exibir as imagens resultantes.

Em sua nova série, o artista subtrai novamente os elementos concretos que diferenciam uma pintura de uma fotografia através de uma imagens em camadas. Os trabalhos a serem apresentados em Superfícies exploram duas abordagens recorrentes em seu vocabulário artístico: ora um material em busca de significado, ora uma imagem em busca de uma renovação física.

Vik Muniz: Superfícies
Abertura: 
24/10/19, 19h
Visitação: até 30/01/2020; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 11h-15h
Galeria Nara Roesler: Avenida Europa, 655, São Paulo. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support