Wolfram Ullrich retorna ao Brasil para abertura de sua individual

Exposição do alemão na Galeria Raquel Arnaud foi adiada por causa da pandemia, agora abre para o público e tem também lançamento de livro do artista

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Wolfram Ullrich, PASSEO, 2008.

A exposição Rigor da forma, liberdade da cor, individual do artista Wolfram Ullrich na Galeria Raquel Arnaud, tinha abertura prevista para março deste ano. O artista chegou até a vir para o Brasil para acompanhar a vernissage e fazer a montagem das obras, mas o avanço da pandemia pelo mundo fez com que a mostra fosse adiada! Agora, com a reabertura gradual das galerias, museus e espaços culturais pela cidade, a exposição ganha nova data de abertura: é nesta terça-feira, 27 de outubro!

O artista, que desenvolve trabalhos baseados na arte abstrata geométrica, fundamentada no construtivismo clássico, é representado pela Galeria Raquel Arnaud desde 2013. Na exposição, ele apresenta obras que apontam seus relevos monocromáticos e uma série de trabalhos mais antigos, que falam muito sobre sua trajetória de exploração da pintura para além do quadro.

Wolfram Ullrich, VADO, 2019

Ullrich é conhecido por desenvolver trabalhos que desafiar a bidimensionalidade da pintura. “A arte construtivista ou a geometria não são suficientes para descrever a obra de Ullrich, que é estática apenas no papel. Há que se deixar as palavras e as imagens de lado e caminhar pelas formas e cores, experimentando cada uma, em sua velocidade e ritmo próprios, a liberdade que só o rigor pode propiciar”, escreve a jornalista e escritora Suzana Velasco em texto que acompanha a exposição.

O artista está de volta a São Paulo agora, para acompanhar a exposição e também para realizar o lançamento de seu novo livro, intitulado Wolfram Ullrich’s oeuvre over
the past four decades
. A edição foi desenvolvida para acompanhar a mostra que o artista realizou no Museum für Konkrete Kunst entre outubro de 2019 e abril de 2020, sendo o primeiro compilado que realiza uma abrangente pesquisa sobre o seu conjunto de trabalhos.

Wolfram Ullrich, ORBIT MARS, 2017.


Não haverá coquetel de inauguração. Portanto, assim como nos próximos dias de visitação, será preciso marcar hora para ir à galeria: entre terça e sábado, das 11h às 19h, pelo telefone ou por email! É permitida a entrada de até 10 pessoas por vez no espaço, seguindo as recomendações de uso de máscara e de distanciamento social.

Rigor da forma, liberdade da cor, de Wolfram Ullrich
Data: 27 de outubro a 19 de dezembro de 2020 (sob agendamento por telefone ou e-mail).
Local: Galeria Raquel Arnaud

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support