A Galeria Nara Roesler | Rio de Janeiro apresenta “Arquiteturas do Imaginário”, mostra coletiva que faz uma abordagem sobre o espaço construído e sua relação com o público a partir de uma seleção de 15 artistas: Abraham Palatnik, Alberto Baraya, Alexandre Arrechea, Artur Lescher, Dan Graham, Daniel Senise, Eduardo Coimbra, Fabio Miguez, Lucia Koch, Marco Maggi, Marcos Chaves, Paulo Bruscky, Philippe Decrauzat, Raul Mourão e René Francisco.

Acompanhada de texto de Paulo Sergio Duarte, a mostra possibilita um passeio pela história da arte contemporânea e seu diálogo com a arquitetura, mostrando como artistas de diferentes origens, gerações, tendências e práticas imaginam possibilidades que promovem conexões entre a obra, o espaço e seu público. Segundo o crítico, “não podemos esquecer que a arquitetura é, antes de tudo, a arte de organizar espaços, portanto, é, também, a arte de moldar o vazio.”

O título da exposição deriva da obra Arquitetura do Imaginário (1982), de Paulo Bruscky (Recife, 1949). Realizado originalmente em super-8 durante a estadia do artista em Nova York, viabilizada pela Bolsa Guggenheim, concedida pela instituição no ano anterior, o vídeo consiste numa série de registros da paisagem urbana local, destacando as marcas de demolição de algumas edificações. Estes vestígios, detalhes inusitados do espaço urbano que normalmente passariam desapercebidos, funcionam como uma memória das estruturas arquitetônicas existentes anteriormente.

Esse olhar perpicaz sobre o espaço construído e a apropriação de elementos do cotidiano – ou da paisagem urbana – na elaboração das obras é o fio condutor que permeia a seleção que compõe a coletiva.

Arquiteturas do Imaginário
Abertura: 14/02/19, 19h
Visitação: até 30/03/19; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 11h-15h
Galeria Nara Roesler: Rua Redentor, 241, Rio de Janeiro. Entrada gratuita