A Pinacoteca convida para uma programação especial que acompanha a exposição Somos Muit+s: experimentos sobre coletividade. A mostra, em cartaz até 28 de outubro de 2019, investiga a prática artística como exercício coletivo a partir de experiências pensadas enquanto diálogos, diretos ou indiretos, com a produção de Joseph Beuys e Hélio Oiticica, dois dos mais importantes artistas da segunda metade do século 20. Além deles, participam outros seis artistas/coletivos nacionais e internacionais: Maurício Ianês, Mônica Nador + JAMAC, Coletivo Legítima Defesa, Rirkrit Tiravanija, Tania Bruguera e Vivian Caccuri.

11/09 | Quarta-feira
15h às 18h: Povo na Pina – Ponto Firme

Em parceria com a Casa do Povo, o projeto propõe a construção de grandes estruturas de crochê utilizando principalmente materiais descartados gerados pela própria Pinacoteca. A oficina é conduzida pelo designer e artesão Gustavo Silvestre com participação dos egressos e ex-alunos do Ponto Firme, projeto que há quatro anos leva aulas de crochê para dentro de uma penitenciária masculina. Aberto à participação do público e visitantes de todas as idades.

 

12 de setembro | Quinta-feira
10h às 12h: Estudo de caso, com Beatriz Lemos – Lastro – Escola de Arte Útil
16h às 17h: Aula de Hatha Yoga voltada para meditação

Com a professora Luciana Cardoso. Traga seu mat e venha com roupas confortáveis – Octógono

13 de setembro | Sexta-feira
15h às 18h: Preparação do Exercício 2, com acompanhamento de Fernanda Pitta – Escola de Arte Útil

14 de setembro | Sábado
15h às 15h30: Show de Beatbox Nacional – Thiago Mautari – Octógono

Trabalhando com beatbox desde os 5 anos, o artista autodidata possui influência de Fernandinho Beatbox e vem se destacando no Hip Hop nacional por meio da realização de atividades formativas, apresentações e organização de batalhas.

15 de setembro | Domingo
14h às 18h: Aula “CAP Encontros”, com Carolina Cones – Octógono

Criado e mantido pelos alunos do Departamento de Artes Plásticas da USP, trata-se de um cursinho popular destinado aos vestibulandos de Artes Visuais e ao público geral interessado em arte. Para o presente encontro, serão apresentadas reflexões sobre o papel das instituições enquanto agentes mediadores e a relação da obra com o espaço expositivo a partir da coleção dos anos 1960 e 1970 da Pinacoteca.

15 de setembro| Domingo
11h às 13h: Povo na Pina – Ateliê Vivo – Octógono

Organizado pela Casa do Povo, o encontro propõe que os participantes levem peças de roupas e tecidos que possam ser recortados para servir de matéria prima para a construção do painel cujo tema será “O que é um coletivo para você hoje?”. As peças de roupa e tecidos das pessoas vão se misturar e, juntos, com costura a mão e bordado, o grupo fará uma colagem têxtil.

14h às 18h: Saravajam  – Octógono

O espaço recebe o grupo Saravajam para uma roda de conversa, dança e música com intuito de tecer novas relações acerca da cultura afro-brasileira. Participam Danna LisboaJuli Ana Nunes e Ledah com mediação de Marcio Dantas e discotecagem de Dj Ledah e Jab Cut.

16 de setembro | Segunda
10h às 13h: Projeto Corpos em Luz – Instituto Olga Kos – Octógono

Instituição fundada para o desenvolvimento de projetos artístico-esportivos para atender crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, apresenta projeto que propõe um estudo e prática de dança a partir dos parangolés, de Hélio Oiticica.

16h às 17h: Aula de Hatha Yoga voltada para meditação – Octógono

Com a professora Luciana Cardoso. Traga seu mat e venha com roupas confortáveis.