Museus comissionam obras aos artistas confinados

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Sanja Iveković
Sanja Iveković

Todos isolado, porém unidos. As performances espontâneas e poéticas, que começaram na Itália como ações de empatia coletiva por conta da sensação de solidão e isolamento no primeiro país a ser afetado pelo coronavírus depois da China,  inspiraram diretores e curadores de museus da Europa a comissionar novas performances que serão apresentadas nas varandas e janelas  de 16 artistas: Maja Smrekar, Babi Badalov, Simnikiwe Buhlungu, Sanja Iveković, Osman Bozkurt, Ola Hassanain, Siniša Labrović, Rogelio López Cuenca & Elo Vega, Daniela Ortiz, Zeyno Pekünlü, Isidoro Valcárcel Medina, Guy Woueté, Akram Zaatari e Paweł Żukowski.

A iniciativa chamada “Artists in Quarantine ” é o primeiro grande esforço não-comercial a surgir desde que os países começaram o confinamento global no mês passado. A investigação foi instigada também pela lembrança uma performance histórica (porém atualíssima): Em Triangle, de 1979, a artista croata Sanja Iveković realizou uma apresentação pública de 18 minutos em sua varanda para protestar contra a visita do presidente comunista Tito a Zagreb, que estava na Iugoslávia. No trabalho provocativo, Iveković leu, bebeu uísque e gesticulou como se estivesse se masturbando até que um oficial de segurança viesse e a ordenasse que voltasse para dentro.

Os artistas em quarentena foram convidados a responder à pergunta: “Esses espaços domésticos ainda têm o potencial de serem subversivos e fazer uma declaração pública, como a varanda de Iveković fez no final dos anos 1970?” 

A artista eslovena Maja Smrekar foi a primeira artista a apresentar seu trabalho em parceria com Urška Lipovž : ela colocou um auto-falante na sua janela tocando o hino de esquerda “The Internationale” que é, segundo a artista, um hino à “mobilidade em tempos de imobilidade”.  Enquanto a música na janela, é possível ver um prédio do governo do outro lado da rua.A ação faz referência a uma cena do filme Amarcord, de Federico Fellini, em 1973, em que um gramofone toca o mesmo hino da torre do sino da igreja da cidade. Situado na Itália na década de 1930, o gramofone é rapidamente abatido por fascistas. 

A artista diz que começou a performance em meados de março, quando o governo esloveno aumentou os salários dos principais funcionários do governo em 30%, enquanto “quaisquer soluções de solidariedade para todo o resto da sociedade civil ainda não foram resolvidas”. O artista planeja continuar a ação diariamente até o final do bloqueio do país.

Suas propostas artísticas serão publicadas on-line duas vezes por semana durante os próximos dois meses, às terças e quintas-feiras nos sites dos seguintes museus: Reina Sofia e MACBA, na Espanha; M HKA, na Bélgica; Moderna Galerija, na Eslovênia; MSN, na Polônia; SALT, na Turquie, Van Abbemuseum, na Holanda.  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support