A noite não adormecerá jamais nos olhos nossos

Baró Galeria, São Paulo

A Baró Galeria inaugura a coletiva “A noite não adormecerá jamais nos olhos nossos”, com obras de Aline Motta, Bruna Amaro, Caroline Ricca Lee, Gabriela Monteiro, Heloisa Hariadne, Igi Ayedun, Juliana Santos, Lidia Lisboa, Luiza de Alexandre, Lyz Parayzo, Mariana Rodrigues, Micaela Cyrino, Monica Ventura, Rebeca Ramos, Renata Felinto, Sheila Ayo, Val Souza e Yaminah Garcia, sob curadoria de Carollina Lauriano. A exposição  deriva da convocatória nacional proposta pelo coletivo de mulheres artistas Trovoa. O trabalho surge da necessidade de apresentar e discutir a pluralidade de linguagens, mídias e pesquisas que estão sendo produzidas por mulheres racializadas pelo país, ao mesmo tempo que procura descentralizar os discursos e criar uma rede de mulheres artistas, ampliando assim os circuitos de arte.

Para compor a coletiva a ser exposta na Baró Galeria, artistas mulheres de diversas gerações estão participando de um processo imersivo de 4 semanas, no qual abrirão e discutirão suas produções, a fim de fomentar vivências, fortalecer discursos, entender os processos criativos e expandir o ecossistema das artes visuais. 

Como parte da mostra, haverá o ciclo de debates intitulado “O que acontece depois de chegarmos aqui?”, uma reflexão não somente sobre a presença de artistas racializados no campo da arte, mas também acerca da diversidade de suas produções e das investigações artísticas que atravessam seus trabalhos. 

A noite não adormecerá jamais nos olhos nossos
Curadoria: Carollina Lauriano
Abertura: 01/06/19, 14h-19h
Visitação: até 20/07/19; terça a sexta, 10h-19h; sábado, 11h-19h
Baró Galeria: Rua da Consolação, 3417, São Paulo. Entrada gratuita