Alban Galeria apresenta mostra individual de Tiago Sant’Ana

Exposição intitulada Estrelas flamejantes em manhã de sol reúne 20 obras inéditas do artista produzidas especialmente para a ocasião

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Leva na garganta uma ferida acesa, Tiago Sant’Ana, 2022.

Estrelas flamejantes em manhã de sol é a primeira mostra do artista baiano na Alban Galeria. O título foi inspirado em texto da década de 1960 do escritor americano James Baldwin, no qual ele tece uma comparação entre a mobilidade social do homem negro da diáspora e elementos celestes. Tendo esse ponto de partida, Tiago Sant’Ana traça uma metáfora em que céu, lua, luz e sombra dão visualidade a um conjunto de trabalhos onde a masculinidade negra assume uma posição central.

Sete Luas, Tiago Sant’Ana, 2022.

Reunindo mais de 20 pinturas produzidas especialmente para esta ocasião, a mostra coloca a figura do sol em um posição de poder e a lua como uma alegoria para para pensar em ciclos de vida e amadurecimento. Esta imagem se torna proeminente em trabalhos como Sete luas, na qual um homem é circundado pela lua em diferentes fases. 

Leva na garganta uma ferida acesa, Tiago Sant’Ana, 2022.

Na obra de mais de 2 metros de altura e que dá título à mostra, Sant’Ana representa um homem vestido com um terno à frente de um céu dramatizado por meio de cortinas. O personagem carrega na mão uma máscara de ouro e possui os pés descalços sob um chão de ladrilhos. A obra remete a uma tradição renascentista dos chamados “retratos de corpo inteiro”, no entanto, trazendo uma pessoa negra – que não era retratada numa posição de centralidade de maneira digna até muito recentemente na História da Arte ocidental. 

A exposição faz parte do projeto artístico desenvolvido por Tiago Sant’Ana ao longo da sua carreira que possui como objetivo trabalhar fazendo uma intersecção entre história e memória. Em seus trabalhos ele retrata pessoas de seu círculo íntimo de amizades, procurando eternizá-las em suas obras e unindo arte e afeto em produções singulares. 

Serviço:

Estrelas flamejantes em manhã de sol

Local: Alban Galeria 

Endereço: rua Senta Púa, 53 – Ondina, Salvador – Bahia

Data: de 12 de maio a 1 de julho de 2022

Funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 19h

Ingresso: grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support