As principais feiras de arte que acontecerão presencialmente em 2021

Confira as datas, locais e formatos de algumas das mais importantes feiras do mundo. Esta lista será atualizada todo mês, acompanhando o calendário global e o avanço da luta contra a COVID-19

Estande da Sariev Contemporary na Liste Art Fair em 2019. Foto: Diana Pfammatter/LISTE

Em 2020, não apenas todo mundo, mas todo o mundo, teve que fazer mudanças em seus planos em busca de algo indispensável: a sobrevivência. A pandemia fez com que diversas feiras de arte pelo mundo fossem canceladas ou remontadas ao formato virtual. Algumas arriscaram e aconteceram de forma física, seguindo regras sanitárias para frear a disseminação do vírus. Mesmo essas contaram com o apoio de uma plataforma virtual para que pudessem alcançar mais pessoas que se recusaram a se deslocar até a feira ou não puderam viajar.

Otimistas, os organizadores das feiras de arte tanto nacionais quanto internacionais anunciaram ainda em 2020 as datas nas quais as feiras deveriam acontecer em 2021. Com o início do processo de vacinação e seguindo protocolos de segurança orientados pela Organização Mundial da Saúde e os governos locais, as feiras vão ganhando ficando cada vez mais seguras de que poderão sediar suas versões físicas este ano. No Brasil, a SP-Arte acontece em formato híbrido (online e presencial) entre os dias 12 e 16 de junho. Já a ArtRio ainda não confirmou a data, mas deve se manter entre a segunda quinzena de outubro.

Mas é importante ficar de olho no calendário para não se perder… Algumas feiras que aconteceriam em janeiro e no início de fevereiro já foram canceladas, adiadas ou transformadas em edições apenas virtuais, como a EXPO Chicago; a Outsider Art Fair, que aconteceria em Nova Iorque, e a artmonte-carlo, em Mônaco.

Preparamos logo abaixo uma lista com algumas das principais feiras que chamam a atenção especialmente de galerias, artistas, instituições e colecionadores brasileiros.

Estão elencadas as feiras que acontecem no primeiro semestre. Todo mês, a lista será atualizada.

Registro da edição de 2019 da Art Basel Hong Kong. FOTO: Art Basel/Divulgação


Art Madrid, de 24 a 28 de fevereiro.
A espanhola Art Madrid Contemporary Art Fair vai celebrar a sua décima sexta edição na Galeria de Cristal de Palacio de Cibeles de 24 a 28 de fevereiro, como parte da consagrada Semana de Arte Contemporânea de Madri.

Art Dubai, 17 a 20 de março.
A Art Dubai terá a sua 14ª edição do Art Dubai em março de 2021 no Madinat Jumeirah Conference & Events Centre, apresentando o melhor da produção cultural em todo o Sul Global, desde modernistas a contemporâneos consagrados e artistas emergentes, ao lado de um programa dinâmico de obras comissionadas e experiências culturais e conversas.

ArteBA, ainda sem data, mas deve ocorrer em abril.
A maior feira de arte da Argentina, que acontece todos os anos na capital Buenos Aires, sofreu um grande golpe em 2020. Com dezenas de galerias confirmadas e vários eventos paralelos vinculados a ela, foi cancelada em cima da hora por conta da pandemia.

O público da arteBA 2019 aglomerou bastante quando ainda podia… FOTO: Cortesia/Gentileza arteBA Fundación.


ZONAMACO Art Week, 28 de abril a 2 de maio.
A feira mexicana ZONAMACO não ocorrerá em seu formato normal em 2021, apenas no formato Art Week, que reunirá diversas galerias mexicanas em torno de uma programação conjunta. A organização tem como objetivo incentivar a cena local, fomentando colaborações que construam um senso de comunidade entre galerias, artistas, colecionadores, profissionais, designers e o público em geral.

Frieze New York, 7 a 9 de maio.
Com preview marcado para os dias 5 e 6 de maio, a Frieze New York acontecerá este ano em um novo espaço. Ela será sediada no centro cultural The Shed, que fica em Manhattan e terá mais de 60 das principais galerias do mundo, além de uma seção totalmente dedicada a galerias emergentes. Simultaneamente, a plataforma online Frieze Viewing Room funcionará como braço de apoio à edição física.

Vista da SP-Arte em 2019. Foto Jéssica Mangaba/Divulgação

ARCOlisboa, 13 a 16 de maio.
Consolidando-se como um ponto importante no cenário das feiras de arte na Europa, ARCOlisboa acontece anualmente na capital portuguesa, somando-se às boas opções de programas culturais que são sediados na cidade, com participação de diversas galerias e atraindo bastante o público brasileiro. Em 2021, a feira terá sua 5ª edição, que vai acontecer entre 13 e 16 de maio. Ainda não há confirmação do local exato da feira, mas deve ser a Cordoaria Nacional.

Art Basel in Hong Kong, 21 a 23 de maio.
Primeira parada da Art Basel em todos os anos, a edição de Hong Kong teve seu adiamento anunciado ainda em 2020. A edição de 2021 da Art Basel Hong Kong acontecerá agora no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong de 21 a 23 de maio de 2021, com dias de preview de 19 a 20 de maio.

Vista da ARCOmadrid em 2019. Foto: IFEMA/Divulgação

SP-Arte, 16 a 20 de junho
A feira SP–Arte (Festival Internacional de Arte de São Paulo) teve que ser cancelada no ano passado. Ela aconteceu apenas em formato de viewing room, com uma plataforma desenhada especialmente para o site da feira. Neste ano, a feira deveria em maio, mas o calendário sofreu alteração e a nova data é: de 16 a 20 de junho em formato híbrido! Ou seja, ela acontecerá virtualmente e também presencialmente, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera.

ARCOmadrid, 7 a 11 de julho
Já temos data e local para celebrar o 40º aniversário da feira internacional de arte contemporânea ARCOmadrid. Será entre os dias 7 e 11 de julho, no pavilhão do IFEMA – Feria de Madrid. Neste ano, a feira voltará a apresentar uma seleção criteriosamente curada de galerias nacionais e internacionais em seus diferentes programas.

Frieze Los Angeles, 26 a 29 de julho
A terceira edição da feira em Los Angeles acontecerá em novo formato, sendo sediada em mais de um local, aproveitando ao máximo a história arquitetônica, espaços e localizações únicas de Los Angeles. Além disso, uma edição dedicada da Frieze Viewing Room será executada junto com a Frieze Los Angeles, que se beneficiará da funcionalidade digital aprimorada e atingirá um público online global.

Art Basel, na Basileia, Suiça – 23 a 26 de setembro

Uma das feiras mais renomadas no mundo, a Art Basel na Basileia geralmente acontece em junho, o início do verão europeu.  Devido às incertezas da pandemia do coronavirus, a feira já anunciou que a edição acontecerá entre os dias 23 e 26 de setembro, com preview  para colecionadores confirmado para os dias 21 e 22 de setembro de 2021.  O local será o mesmo, na Messe Basel – edifício assinado pela dupla suíça Herzog & de Meuron.