As principais feiras de arte que acontecerão presencialmente em 2021

Confira as datas, locais e formatos de algumas das mais importantes feiras do mundo. Esta lista será atualizada todo mês, acompanhando o calendário global e o avanço da luta contra a COVID-19

Estande da Sariev Contemporary na Liste Art Fair em 2019. Foto: Diana Pfammatter/LISTE

Em 2020, não apenas todo mundo, mas todo o mundo, teve que fazer mudanças em seus planos em busca de algo indispensável: a sobrevivência. A pandemia fez com que diversas feiras de arte pelo mundo fossem canceladas ou remontadas ao formato virtual. Algumas arriscaram e aconteceram de forma física, seguindo regras sanitárias para frear a disseminação do vírus. Mesmo essas contaram com o apoio de uma plataforma virtual para que pudessem alcançar mais pessoas que se recusaram a se deslocar até a feira ou não puderam viajar.

Otimistas, os organizadores das feiras de arte tanto nacionais quanto internacionais anunciaram ainda em 2020 as datas nas quais as feiras deveriam acontecer em 2021. Com o início do processo de vacinação e seguindo protocolos de segurança orientados pela Organização Mundial da Saúde e os governos locais, as feiras vão ganhando ficando cada vez mais seguras de que poderão sediar suas versões físicas este ano. No Brasil, a SP-Arte acontece em formato híbrido (online e presencial) entre os dias 12 e 16 de junho. Já a ArtRio ainda não confirmou a data, mas deve se manter entre a segunda quinzena de outubro.

Mas é importante ficar de olho no calendário para não se perder… Algumas feiras que aconteceriam em janeiro e no início de fevereiro já foram canceladas, adiadas ou transformadas em edições apenas virtuais, como a EXPO Chicago; a Outsider Art Fair, que aconteceria em Nova Iorque, e a artmonte-carlo, em Mônaco.

Preparamos logo abaixo uma lista com algumas das principais feiras que chamam a atenção especialmente de galerias, artistas, instituições e colecionadores brasileiros.

Estão elencadas as feiras que acontecem no primeiro semestre. Todo mês, a lista será atualizada.

Registro da edição de 2019 da Art Basel Hong Kong. FOTO: Art Basel/Divulgação



Art Dubai, 29 de março a 3 de abril.
A Art Dubai terá a sua 14ª edição do Art Dubai em março/abril de 2021 no Madinat Jumeirah Conference & Events Centre, apresentando o melhor da produção cultural em todo o Sul Global, desde modernistas a contemporâneos consagrados e artistas emergentes, ao lado de um programa dinâmico de obras comissionadas e experiências culturais e conversas.

arteBA, sem data definida.
A maior feira de arte da Argentina, que acontece todos os anos na capital Buenos Aires, sofreu um grande golpe em 2020. Com dezenas de galerias confirmadas e vários eventos paralelos vinculados a ela, foi cancelada em cima da hora por conta da pandemia.

O público da arteBA 2019 aglomerou bastante quando ainda podia… FOTO: Cortesia/Gentileza arteBA Fundación.


ZONAMACO Art Week, 27 de abril a 2 de maio.
A feira mexicana ZONAMACO não ocorrerá em seu formato normal em 2021, apenas no formato Art Week, que reunirá diversas galerias mexicanas em torno de uma programação conjunta. A organização tem como objetivo incentivar a cena local, fomentando colaborações que construam um senso de comunidade entre galerias, artistas, colecionadores, profissionais, designers e o público em geral.

Frieze New York, 7 a 9 de maio.
Com preview marcado para os dias 5 e 6 de maio, a Frieze New York acontecerá este ano em um novo espaço. Ela será sediada no centro cultural The Shed, que fica em Manhattan e terá mais de 60 das principais galerias do mundo, além de uma seção totalmente dedicada a galerias emergentes. Simultaneamente, a plataforma online Frieze Viewing Room funcionará como braço de apoio à edição física.

Vista da SP-Arte em 2019. Foto Jéssica Mangaba/Divulgação

ARCOlisboa, adiada.
Consolidando-se como um ponto importante no cenário das feiras de arte na Europa, ARCOlisboa acontece anualmente na capital portuguesa, somando-se às boas opções de programas culturais que são sediados na cidade, com participação de diversas galerias e atraindo bastante o público brasileiro. Em 2021, a feira terá sua 5ª edição, que deveria acontecer em maio, mas foi adiada para 16 a 19 de setembro. Ainda não há confirmação do local exato da feira, mas deve ser a Cordoaria Nacional.

Art Basel in Hong Kong, 21 a 23 de maio.
Primeira parada da Art Basel em todos os anos, a edição de Hong Kong teve seu adiamento anunciado ainda em 2020. A edição de 2021 da Art Basel Hong Kong acontecerá agora no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong de 21 a 23 de maio de 2021, com dias de preview de 19 a 20 de maio.

Art Madrid, de 26 a 30 de maio.
A espanhola Art Madrid Contemporary Art Fair vai celebrar a sua décima sexta edição na Galeria de Cristal de Palacio de Cibeles de 26 a 30 de maio, como parte da consagrada Semana de Arte Contemporânea de Madri.

Art Brussels Week, 2 a 14 de junho.
A feira Art Brussels programou uma semana com uma programação especial desenvolvida tanto pro online quanto pro offline. De 2 a 14 de junho, será realizado um viewing room online em parceria com a plataforma Artsy, sendo o dia 1 de junho o dia VIP. Na semana de 3 a 6 de junho, será promovido um tour off-line em galerias da cidade belga.

Vista da ARCOmadrid em 2019. Foto: IFEMA/Divulgação



ARCOmadrid, 7 a 11 de julho
Já temos data e local para celebrar o 40º aniversário da feira internacional de arte contemporânea ARCOmadrid. Será entre os dias 7 e 11 de julho, no pavilhão do IFEMA – Feria de Madrid. Neste ano, a feira voltará a apresentar uma seleção criteriosamente curada de galerias nacionais e internacionais em seus diferentes programas.

Frieze Los Angeles, cancelada.
A terceira edição da feira em Los Angeles foi cancelada. A próxima edição presencial está marcada, agora, para 17 a 20 de fevereiro de 2022, e terá novo local.

CHART Art Fair, de 26 a 29 de agosto
Um dos principais eventos de arte da região nórdica, na Europa, a CHART irá acontecer presencialmente em seu habitual espaço em Charlottenborg, em Copenhagen, entre os dias 26 e 29 de agosto. O programa principal da feira ainda não foi divulgado. A organização também anunciou uma nova plataforma online que será atualizada ao longo do ano todo com informações sobre o cenário das artes visuais na região.

SP-Arte/FOTO, de 25 a 29 de agosto
Um dos eventos mais importantes para a fotografia na América Latina, a SP-ARTE/FOTO entra em sua 14ª edição e será mantida em seu espaço no terceiro piso do Shopping JK Iguatemi no ano de 2021. A lista de expositores e a programação integrada ainda não foram divulgadas.

SP-Arte, data indefinida.
A feira SP–Arte (Festival Internacional de Arte de São Paulo) teve que ser cancelada no ano passado. Ela aconteceu apenas em formato de viewing room, com uma plataforma desenhada especialmente para o site da feira. Neste ano, a feira já sofreu dois adiamentos. Sem data definida agora, a previsão é que ela aconteça no segundo semestre de 2021 e que não seja no Pavilhão da Bienal.

ArtRio, de 8 a 12 de setembro.
Como aconteceu em 2020, a ArtRio irá promover uma edição mista, com o presencial e o online em convergência. Confirmada para a segunda semana de setembro, a feira física será sediada na Marina da Glória, onde serão seguidas “todas as normas de segurança indicadas pelos órgãos competentes que atuam no cenário de pandemia global”. As galerias que forem selecionadas para participação estarão também com espaço no marketplace virtual da ArtRio durante um ano.

Positions Art Fair, de 9 a 12 de setembro.
A feira de arte POSITIONS, sediada em Berlim, será realizada nos hangares 5 e 6 do Aeroporto de Tempelhof. A organização atesta que tudo será realizado dentro de um “conceito de higiene comprovado”, em um espaço amplo, com bastante luz e arejado, garantindo uma maior segurança para os visitantes.

Art Paris, 9 a 12 de setembro.

A Art Paris foi a primeira a se arriscar e abrir uma edição física em setembro de 2020. Ela estava inicialmente agendada para acontecer em abril de 2021, mas já foi adiada para setembro. Ela será sediada, portanto, no Grand Palais Éphémère no Champ-de-Mars de 9 a 12 Setembro de 2021.

The Armory Show, de 10 a 12 de setembro.
Ainda em novembro do ano passado, a feira anunciou quais serão os curadores que estarão à frente de seus setores com curadoria na edição de 2021: Wassan Al-Khudhairi, Claudia Schmuckli e Valerie Cassel Oliver. Também foram anunciados o novo local da feira, o Javits Center, e o período em que ela acontecerá de 10 a 12 de setembro, com preview VIP no dia 9.

TEFAF Maastricht, de 11 a 19 de setembro.
Esta que é uma feira bastante especial de artes, antiguidades e design acontecerá ao longo de uma semana inteira e ainda terá um dia de “Acesso Antecipado”, sendo este o dia 9 de setembro, e um dia de Previw em 10 de setembro.

Berlin Art Week, de 15 a 19 de setembro

Em projeto capitaneado pela Kulturprojekte Berlin, a semana de arte de Berlim foi um dos eventos mais badalados da cidade com a reabertura em 2020 após a primeira onda da COVID-19. A Berlin Art Week acontece sempre no período de outono e é um dos principais eventos de arte da cidade.

VOLTA BASEL, de 20 a 26 de setembro.
Uma das feiras que ocorrem na “Basel Week”, a VOLTA será sediada na Elsässerstrasse 215, um espaço que acaba de ser reformado para melhor receber a feira, que acontece simultaneamente com a Art Basel e a LISTE na cidade. “É claro que saúde e segurança serão nossa maior prioridade, e a feira seguirá todas as diretrizes vigentes na Suíça naquela época”, comentou o diretor da VOLTA. A edição em Miami deve acontecer em dezembro, sem data anunciada ainda.

Liste Art Fair, 20 a 26 de setembro
A Liste, que deveria acontecer em abril deste ano na Basileia, foi adiada para o mês de setembro e deve acontecer no Messe Basel de forma simultânea à Art Basel. A plataforma digital Liste Showtime Online funcionará paralelamente à feira em setembro! A decisão foi tomada para que expositores e visitantes possam fazer planos seguros, bem como ter as melhores e mais seguras condições possíveis para viajar e participar da feira.

Art Basel, na Basileia, 23 a 26 de setembro
Uma das feiras mais renomadas no mundo, a Art Basel na Basileia geralmente acontece em junho, o início do verão europeu.  Devido às incertezas da pandemia do coronavirus, a feira já anunciou que a edição acontecerá entre os dias 23 e 26 de setembro, com preview  para colecionadores confirmado para os dias 21 e 22 de setembro de 2021.  O local será o mesmo, na Messe Basel – edifício assinado pela dupla suíça Herzog & de Meuron.

Frieze London + Frieze Masters, de 13 a 17 de outubro.

ARTBO, de 20 a 24 de outubro.

FIAC, de 21 a 24 de outubro.

Art Cologne 2021, 17 a 21 de novembro.
Programada para acontecer em abril, a feira já foi adiada. Agora, a data é de 17 a 21 de novembro de 2021. Considerada a feira de arte mais antiga do mundo, a Art Cologne reúne mais de 200 galerias internacionais por ano e acontece no centro de exposições Köln Messe, na cidade alemã de Colônia.

UNTITLED Miami Beach, de 30 de novembro a 5 de dezembro.

PINTA MIAMI, de 1 a 5 de dezembro.

Art Basel in Miami Beach, de 2 a 5 de dezembro.