Depois de uma década, o grupo 3NÓS3 recebe individual na Galeria Jaqueline Martins

Exposição que abre amanhã na galeria exibe trabalhos inéditos de Hudnilson Jr., Mario Ramiro e Rafael França, integrantes do grupo 3NÓS3

3nós3
Ensacamento 1979 [intervenção em Monumento à Independência do Brasil, de Ettore Ximenes e Manfredo Manfredi]. Edição 1/35

Depois de dez anos da última individual do grupo no Centro Cultural São Paulo, os trabalhos do 3NÓS3 voltam a ocupar a cena artística, num momento de grande movimentação política, com individual na Galeria Jaqueline Martins, em São Paulo. 

O coletivo formado por Hudnilson Jr. (1957-2013), Mario Ramiro (1957) e Rafael França (1957-1991), com atuação entre 1979 e 1982, teve um importante papel na arte brasileira no período de reabertura democrática, ao final da ditadura. Para aquela geração de artistas a arte do momento era alternativa, marginal, underground, de contestação e derivada da contracultura dos anos 1960.

Em 1979, 11 anos depois do fim do Tropicalismo e do decreto do AI-5, uma arte urbana coletiva e crítica ressurgia com força no Brasil, quando o 3NÓS3 realiza suas intervenções urbanas esteticamente marginais – como o ensacamento de monumentos públicos da cidade de São Paulo – ao lado da crítica cultural e de intervenção na mídia.

Sendo assim, a mostra que inaugura amanhã exibe um conjunto de obras criadas ao longo dos três anos de atividade do grupo e reintroduz seu trabalho a uma nova geração de público, evidenciando a relevância de sua produção 40 anos depois de sua criação. São intervenções urbanas, fotografias, vídeos e arte postal que circularam também virtualmente, como informações pelos meios de comunicação, parte essencial dos trabalhos do grupo.

3nós3
Ensacamento 1979, 151 x 110,5 cm. Edição: 1/35 (cada)

“O trabalho do 3NÓS3 tem uma capacidade fantástica de se manter atualizado. Toda a produção deles foi, em si, uma posição política de resistência. É uma arte de guerrilha: artistas que criaram ferramentas para driblar a opressão, a caretice e o conservadorismo político e social. Hoje estamos na mesma, e os artistas estão criando suas ferramentas novamente para driblar essa censura”, conta a diretora e fundadora da galeria, Jaqueline Martins.

A exposição também acontece simultaneamente em Zurique sob o título 3Nós3, Rafael França, Hudinilson Jr., Mario Ramiro – Above all, They Had No Fear of Vertigo, a partir do dia 28 de outubro, na galeria Peter Kilchmann.

Serviço

3NÓS3

Local: Galeria Jaqueline Martins
Endereço: Rua Dr. Cesário Mota Jr, 443 – São Paulo, SP
Data: De 01º de outubro à 05 de novembro de 2022
Funcionamento: De terça à sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 12h às 17h.
Ingresso: grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR