Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“26082023/23092023” de Ana Amorim na Millan

26 agosto, 2023 @ 10:00 23 setembro, 2023 @ 19:00

A artista Ana Amorim (1956, São Paulo, SP) inaugura em 26 de agosto, sábado, sua individual na Millan. A curadoria é de Jacopo Crivelli Visconti. Intitulada 26082023/23092023 —uma referência ao primeiro e ao último dia de visitação—, a exposição apresenta um conjunto de obras e documentos produzidos no decorrer dos últimos 30 anos nunca antes exibidos.

Por conta de decisões conceituais da própria artista, seu trabalho permaneceu alheio aos circuitos tradicionais da arte contemporânea e, apenas recentemente, passou a ter maior projeção, de modo que engendra novas leituras acerca da arte conceitual e, ainda, seus atravessamentos de gênero. 
Realizada na Millan, 26082023/23092023 ocupa as duas salas expositivas do espaço da galeria no número 1.430 na rua Fradique Coutinho. A seleção coloca em evidência a prática metódica e diligente de Amorim, com obras como 365 Hours que resulta da contagem de segundos e registros de mapas diários por todo o ano de 2019. Dando dimensão à passagem do tempo e aos dias vividos pela artista, a obra ocupa inteiramente a parede do primeiro espaço expositivo da galeria, criando uma espécie de calendário com os desenhos de mapas mentais e de seus trajetos diários, além de registros da contagem de segundos por uma hora a cada dia daquele ano.

Diante da instalação, na parede oposta, está o livro dos mapas de 2019. A produção de livros anuais com registros diários é considerada pela artista e pelo curador como a prática que sintetiza sua obra —são os registros feitos neles que dão origem aos demais trabalhos de Amorim. Tanto que o livro exibido na Millan integra um conjunto de quase 70, produzidos desde 1988.
Seu trabalho também adquire a forma de desenho, bordado, colagem, escrita e a coleta de materiais e notícias, entrecruzando, assim, o pessoal e o político, além da noção de crítica institucional na arte contemporânea.

Na segunda sala expositiva, são mostrados em vitrines documentos, além de trabalhos de períodos variados realizados sobre diversos suportes. Eles são mostrados em uma grade desenhada sobre a parede, cujos blocos vazios entre as obras serão preenchidos pela artista com mapas mentais diários ao longo de todo período da montagem ao encerramento da exposição. Com um trabalho que se relaciona a movimentos como arte conceitual, situacionismo e Fluxus, a obra de Ana Amorim tensiona os limites entre arte e vida, e as dificuldades nas relações políticas e institucionais da arte contemporânea.

Millan

Rua Fradique Coutinho 1360/1430
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support