Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“A Noite” de Mariana Castillo Deball no Pivô

2 setembro, 2023 @ 11:00 29 outubro, 2023 @ 19:00

O Pivô recebe a partir de 2 de setembro exposição inédita da artista mexicana Mariana Castillo Deball, com curadoria de Fernanda Brenner, diretora artística do Pivô, e Ana Roman, curadora do Pivô.

Mariana Castillo Deball traz ao Pivô uma edição do projeto TO-DAY, já realizado na Bienal de Liverpool e no Museu de Arte de Savannah College of Art e Design. No Pivô, a edição do projeto recebe o nome de A Noite. O projeto consiste em uma grande instalação-palco, que ocupará o principal espaço expositivo do Pivô, e em uma espécie de jornal. A instalação hospeda um personagem fictício que existe apenas em um dia, ao longo dos anos. O personagem pode navegar livremente nesta data em anos diferentes, pulando para frente e para trás em um espectro de tempo de 24 horas.

A artista toma 2 de setembro como ponto de partida, a data, que recebe a abertura de sua primeira exposição individual no Brasil, é marcada pelo incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro, em 2018. Deball revisita, de maneira indireta, os restos da coleção no Museu Nacional do Rio de Janeiro, após o incêndio de 2018. Os 20 milhões de itens catalogados que desapareceram e os traços remanescentes de sua existência são o ponto de partida para uma reflexão acerca da memória e dos dispositivos museológicos.

Na instalação, Deball ficcionaliza em torno de acontecimentos reais do dia 2 de setembro, ao mesmo tempo em que se apropria se sons e canções coletadas por expedições de caráter de levantamento folclórico e popular, como aquelas coletadas pelas Missões de Pesquisas Folclóricas de 1938, empreendidas por Mário de Andrade quando estava a cargo do Departamento de Cultura de São Paulo. Há, por toda a instalação, fatos que perpassam a vida de um país na periferia do capitalismo, combinados a eventos internacionais – alguns deles permeados de humor. O espectador é convidado a permanecer sentado ou circular nesta espécie de praça pública criada pela artista.

Ao longo de sua obra, Castillo Deball revela as fissuras e complexidades do dispositivo colonial museu, convidando-nos a repensar não apenas o que foi perdido no incêndio, mas também o que é constantemente obscurecido e silenciado. Através dessa exposição e de seu corpo de trabalho em geral, a artista nos lembra da importância de reconstruir esses dispositivos, buscando uma compreensão mais inclusiva e verdadeiramente representativa da cultura e da história. Deball interesse-se pela maneira como o conhecimento e a cultura são produzidos, representados e difundidos. Desde suas obras iniciais, a artista tem buscado entender de que maneira o acaso – um resultado do passar do tempo, erosão, fragmentação e intervenção humana, entre outros fatores – influencia em grande medida a maneira como adquirimos conhecimento sobre o mundo e construímos narrativas. Esse interesse a levou a examinar a história de certos artefatos e suas transformações, reproduções, apropriações e desaparecimentos.

Pivô

Av. Ipiranga, 200 – República
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support