Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Allan Weber: Novo balanço” no IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil

23 março @ 10:00 27 abril @ 19:00

Allan Weber, Sem Título, 2024. Foto: Edouard Frapoint

Allan Weber, artista representado pela Galatea, faz sua estreia solo na cidade de São Paulo com Allan Weber: Novo BalançoDesdobramento de sua pesquisa sobre lonas usadas nos bailes funks do Rio de Janeiro, a exposição ocupa dois andares do mezanino do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no icônico edifício modernista projetado por Rino Levy, com nove obras de parede e dois projetos site-specific inéditos. A abertura da exposição, que é realizada em parceria com a Central Galeria, será no sábado, 23 de março, e integra o tradicional Circuito SP–Arte – evento gratuito que antecede a feira movimentando as galerias de arte e design da capital paulistana.

A série de trabalhos que dá título à exposição evidencia a continuidade e o aprofundamento do artista nos estudos cromáticos, com as materialidades, suportes e suas interseções com as arquiteturas dos espaços. A pesquisa de Allan caminha interessada nas disputas sociais, geopolíticas e simbólicas, e, por isso, seu percurso pelas linguagens se propõe a questionar e contrapor os estigmas dos espaços historicamente subalternizados.

“Se, por um lado, a história contemporânea brasileira condiciona periferias como espaços de violências, ausências e outras considerações absurdas, Weber, nascido e criado na favela 5 Bocas, no Rio de Janeiro, segue sacudindo esse panorama, na capilaridade de enxergar nesses espaços os conceitos, as manufaturas, seus códigos e tecnologias, perspectivas estas que incidem esteticamente no pensamento e na plasticidade de sua produção”, afirma Jean Carlos Azuos, autor do texto crítico da mostra.

Assim, a lona usada nos bailes funks vai aparecendo como interface das experimentações em pinturas expandidas, esculturas e instalações. No trabalho site specific Passinhos, o artista explora o espaço expositivo a partir das formas, cores e modulações das linguagens e as infinitas possibilidades do resistente tecido.

“Penso na questão do deslocamento desse material, colocando-o dentro de um prédio de arquitetura, dentro de um museu ou dentro de uma galeria. Essa desconstrução parte desde o início do meu trabalho, já com as outras séries. Em Novo Balanço eu fui enxugando algumas coisas, descobrindo novas formas, novos balanços, a monocromia, ressignificando a lona e a sua forma de montá-la, o Novo Balanço é a dança das lonas”, diz o artista.

A atual série de Allan articula espelhamentos com a história da arte brasileira a partir das confluências entre as suas obras e os movimentos concretista e neoconcretista, caracterizados pela busca por inovação e vanguardismo. Eles desafiaram as convenções estéticas e conceituais dominantes de seu tempo, propondo novas formas de expressão e modos de pensar e fazer arte, implicados a partir de contextos sociais. É isso que o artista pontua, as ressonâncias da busca de uma autenticidade e de novos gestos de operação na arte.

O público pode andar entre as obras, perceber as nuances das materialidades no espaço, se sentir em uma dança com as lonas. A mostra um flerte com as ordinariedades das coisas no mundo, refletidas na arte, no gesto, nos arranjos estéticos e, sobretudo, em suas circunscrições sociais e políticas.

Em Novo Balanço, Weber dá continuidade ao movimento que iniciou em sua primeira individual Existe uma vida inteira que tu não conhece (2020) para ampliar os acessos ao seu lugar de origem, sua comunidade, que é superfície central de suas referências, que inspiram e atravessam suas provocativas manobras estéticas.

IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil

R. Bento Freitas, 306, mezanino – Vila Buarque
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support