Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Amelia Toledo: Paisagem Cromática” no MuBE

6 abril @ 11:00 4 agosto @ 17:00

Amelia Toledo, Mina de Rosa

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia inaugura, no dia 06 de abril, a exposição Amelia Toledo: Paisagem Cromática, que parte de uma sugestão de Paulo Mendes da Rocha, arquiteto responsável pelo premiado edifício-sede do museu, dada em 2019. Esta mostra traz para o público um novo recorte da obra produzida ao longo de toda a extensa e proficua carreira da artista, cuja poética aborda, entre outros temas, os principais assuntos de interesse do MuBE: a escultura e a natureza. Com entrada gratuita, a exposição conta com mais de 100 obras, muitas das quais interativas, e estará em cartaz no MuBE até 04 de agosto de 2024.

“Percebemos, na arquitetura do MuBE, muitas referências metafóricas à ideia de construção primordial: a galeria subterrânea como gruta, o pórtico de concreto como releitura de Stonehenge… Já no trabalho plástico de Amelia Toledo, justamente, a força mineral da natureza comparece como elemento decisivo, tanto na materialidade quanto na lógica de ordenamento das coisas. Mas se combina, ao mesmo tempo, a uma trama artesanal do fazer que dota suas pedras de afeto e fantasia, convertendo-as em moléculas estranhas, colmeias, conchas, bolhas de sabão e energia”, afirma Guilherme Wisnick, consultor curatorial do MuBE, responsável pela indicação dos curadores da mostra Daniela Gomes Pinto e Fernando Limberger.

Algumas das obras presentes nesta exposição serão vistas pelo público pela primeira vez, como é o caso de Cachoeira de Amor e Praça do Céu, instalações criadas originalmente para uma residência em São Paulo. Com de 3 metros de altura e 9 metros de diâmetro, a obra Marco para a cidade de São Paulo”, que será apresentada na área externa do MuBE, é também inédita.
A expografia, assinada por Anna Helena Villela, contribui para ressaltar a questão dos elementos da natureza presentes na obra de Amelia Toledo, ao cobrir o piso do museu temporariamente com areia.

“Se a matemática é a linguagem fundamental da natureza, a natureza, para Amelia Toledo, precede a matemática, se sobrepõe a ela, a ultrapassa. São a inteligência e a intuição da pedra que orientam os materiais, as estruturas, as cores, as coisas, e até os seres humanos”, comentam os curadores da mostra.

MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia

R. Alemanha, 221 – Jardim Europa
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support