Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“ÀMÌ: Signos Ancestrais” no Centro Cultural Arte Sesc

2 maio, 2023 @ 12:00 31 outubro, 2023 @ 19:00

ÀMÌ, palavra que designa “signo” e “símbolo” na língua yorubá. Trazidos da África para o Brasil no século XIX, o povo de origem nagô, antes residente abaixo do deserto do Saara, possuía uma riqueza de ritos, cultos, pensamento matemático que acabaram sendo incorporados ao Brasil como partícipes da cultura nacional. Tornou-se corriqueiro, desde então, vermos e identificarmos cores e formas sobreviventes da diáspora que se associam aos cultos de matrizes africanas. O preto e o vermelho de Exú, o amarelo-ouro de Oxum, o vermelho e o branco de Xangô, e o branco de Oxalá. Na arte brasileira, a aceitação de tais signos yorubás custou a acontecer. O século XX teve um grande influxo de pesquisas sobre a realidade nacional, que resultou em pensamentos e programas de um modernismo ao qual podemos adjetivar de “identitário”. A cultura popular passou a interessar, as cores tropicais foram protagonizadas; no paisagismo, passamos a valorizar a vegetação nativa, comum. E, com isso, uma elite intelectual passa a se apropriar de culturas diaspóricas afroindígenas, às quais os artistas não pertenciam.

A exposição ÀMÌ: signos ancestrais parte de outro viés. Estimulados pela obra de Emanoel Araújo, constante da Coleção Arte Sesc, percebemos um jogo dual que o grande artista nos propunha. Por um lado, a geometrização abstrata, formal; por outro, cores que se relacionam aos cultos afro-brasileiros. Decidimos, então, seguir esta rota, perguntar ao presente sobre o legado deixado por Araújo nas criações mais recentes. Convidamos ao diálogo dois artistas de jovem produção: Guilhermina Augusti e Raphael Cruz. Associar cor e forma aos signos ancestrais é atentar para um complexo pensamento que ora coaduna o poder e a potência das divindades a gestos significativos, ora simplifica e essencializa imagens da natureza. Assim, é apresentada uma trama prenhe de significados transpassada por criações diversas de artistas que, hoje, assumem um lugar de representação e representatividade.

Arte Sesc

Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support