Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Andar pelas bordas: bordado e gênero como práticas de cuidado” na Arte123 Galeria

26 agosto, 2023 @ 14:00 21 outubro, 2023 @ 19:00

O verbo “bordar” carrega consigo múltiplos significados. Muitas vezes identificada, erroneamente, como uma prática apenas feminina, a atividade variou bastante ao longo da história, sendo executada tanto por mulheres como por homens: bordados serviram para decorar residências, cobrir os tetos das casas, vestir crianças e adultos, anotar a passagem do tempo, criar cortinas que vedam o público do privado, tecer cobertas e, assim, agasalhar e proteger as pessoas das intempéries do tempo. Funcionaram, também, como atos eminentemente coletivos e políticos, inserindo-se nas bandeiras e nas faixas de grupos insurgentes, mas também como parte de manifestações de auto-orgulho organizadas por grupos de identidade. Nesse sentido, foram desenvolvidas nas “bordas” do sistema.

De uma maneira ou de outra, essa foi sempre uma atividade de “cuidado”; consigo mesmo, com os familiares, com a comunidade. Todavia, por conta de sua associação estereotipada ao universo feminino, essa arte acabou naturalizada dentro da hierarquia presente no cânone ocidental, sendo entendida como um gênero menor e vinculada ao espaço da domesticidade. Afinal, pensados nesses termos, os bordados não passariam de ornamentos e, sendo assim, secundários.

Andar pelas bordas questiona essa tradição para, assim, subvertê-la e, ao mesmo tempo, tratar de ressignificar essa arte. Em diálogo com outras mostras que abordaram o tema, a exposição apresenta o trabalho potente de 47 mulheres artistas, e que, emprestando as palavras de Cecília Meirelles, encontram-se “unidas como um fio de pano”. Aqui, “unimos” mulheres de diferentes gerações, raças sociais, regiões e momentos na carreira, todas atravessadas pela técnica do bordado, que produz, com sua beleza e força, novas realidades.

A intenção é explorar a riqueza e a diversidade de expressões do bordado, fazendo uma homenagem às mulheres artistas, tantas vezes excluídas das histórias da arte ocidentais. Nestes tempos tão sem tempo, dizem que é preciso levar a vida como um bordado. Bordando a vida.

Arte123 Galeria

Avenida Juriti, 132 – Moema
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support