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“Années 80” no Musée des Arts Décoratifs

13 outubro, 2022 @ 11:00 16 abril, 2023 @ 18:00

O museu francês celebra os anos 1980 com a grande exposição intitulada Années 80, Mode, Design et Graphisme en France. Desde a eleição de François Mitterrand (presidente francês) em 1981 até a queda do muro de Berlim em 1989, esta década histórica, ainda viva na mente das pessoas na França, é considerada tanto um divisor de águas político quanto um ponto de viragem artística nos campos da moda, do design e das artes gráficas, onde o pós-modernismo abre todas as possibilidades artísticas. A mostra reúne mais de 700 obras de arte, incluindo objetos, móveis, criações de moda, cartazes, fotografias, vídeos, capas de álbuns e fanzines, retraçando essa década frenética que se tornou sinônimo de ecletismo. Os anos 1980 viram surgir uma nova geração de criadores, desde Olivier Gagnère, Elizabeth Garouste e Mattia Bonetti, até Philippe Starck e Martin Szekely, todos eles criados em um contexto propício à liberdade de expressão. O design de moda também se libertou dos ditames tradicionais de estilo, com estilistas como Jean Paul Gaultier e Thierry Mugler subindo para o status de superstars. A década de 1980 foi também o ápice da publicidade, design gráfico e produção audiovisual através das obras de Jean-Paul Goude, Jean-Baptiste Mondino e Etienne Robial.

Da nova onda ao pós-punk e hip-hop, um novo capítulo também foi escrito na história da música e da dança nas lendárias casas noturnas de Paris.

A cenografia da exposição, um choque de formas e desenhos vibrantemente coloridos, é o trabalho do designer Adrien Rovero. Années 80, Mode, Design et Graphisme en France gira em torno de três importantes temas que refletem a fusão de ideias e formas específicas daquela década: uma nova era política e cultural, design em efervescência e o look dos anos 1980. Nas salas expositivas com vista para o Jardin des Tuileries, a exposição começa com a eleição de François Mitterrand em 1981, anunciando uma mudança decisiva na França com um cartaz com o slogan “La Force Tranquille” (A Força Tranqüila). O cartaz, encomendado por Mitterrand e criado pela lenda publicitária, Jacques Séguéla, marcou o início de uma nova era no design visual global e a chegada do marketing eleitoral. Os grandes projetos do novo presidente foram acompanhados por uma nova identidade visual, com gráficos criados por Grapus para La Villette e o Louvre, e Jean Widmer para o Musée d’Orsay. Para promover as criações contemporâneas, o novo presidente chamou cinco designers para renovar os apartamentos particulares do L’Élysée, incluindo Marc Held, Ronald Cecil Sportes, Philippe Starck, Annie Tribel e Jean-Michel Wilmotte. Jack Lang, o emblemático Ministro da Cultura, inaugurou a Fête de la Musique em Paris em 21 de junho de 1982, encorajou o reconhecimento público da moda francesa com a criação do Institut Français de la Mode (IFM) em 1986, e apoiou desfiles de moda realizados na Cour Carrée do Louvre, assim como o Oscar da Moda. A mídia e a produção audiovisual também experimentaram um boom sem precedentes. Étienne Robial criou o conceito de habillage ou apresentações audiovisuais, para estações de televisão como Canal+, M6 e Canal 7. Na época, a proliferação de estações levou aos anos dourados do cinema publicitário graças a diretores icônicos como Étienne Chatiliez, Jean-Paul Goude e Jean-Baptiste Mondino. A mídia escrita também passou por uma transformação quando Claude Maggiori redesenhou as capas do diário francês ‘Libération’, enquanto a ‘arte’ do slogan inundou todas as formas de mídia existentes. Todas essas inovações dos anos 1980 ganham palco na exposição do Mad.

Musée des Arts Décoratifs

107 Rue de Rivoli Paris
Paris, Paris França
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