Carregando Eventos

« Todos Eventos

“As mais belas borboletas” de Ulysses Bôscolo no Instituto Çarê

13 abril @ 08:00 15 junho @ 17:00

Obra de Ulysses Bôscolo. Foto: Ana pigosso

A obra inquieta e prolífica do artista e gravador paulistano Ulysses Bôscolo está no centro da programação do Instituto Çarê em abril. No dia 13, o espaço abre a exposição As mais belas borboletas, que reúne 130 gravuras em metal de cinco séries da produção recente do artista.

Na abertura, será lançado o primeiro livro da coleção Risco Imanente, que explora a presença e as especificidades da linguagem do desenho na obra de Bôscolo. Exposição e livro têm concepção do Çarê e curadoria do artista e professor Claudio Mubarac.

Incansavelmente experimental, a obra de Ulysses Bôscolo envolve gravura em metal, xilogravura, litografia, pintura, monotipia, colagem, desenho, objeto, livro de artista e fotografia, linguagens nas quais o artista interfere, frequentemente recorrendo a materiais encontrados na rua, em antiquários, sebos e feiras, fragmentos da história de São Paulo. Em As mais belas borboletas, ele mostra séries de gravuras em metal que envolvem retratos, formas e elementos que remetem à flora e à fauna, e comentários gravados sobre páginas de livros. Um livro de artista, composto por colagens, complementa o conjunto.

A exposição será pontuada pela oficina Prática e conversa sobre Desenho, em que Bôscolo e Mubarac conduzem reflexões em torno dos trabalhos apresentados, e orientam sessões de trabalho com os participantes.

Parte das séries mostradas na exposição estão reproduzidas no livro que inaugura a coleção Risco Imanente, dedicada à linguagem do desenho como fim, às suas possibilidades e às muitas formas como ela emerge na prática de artistas brasileiros. “Todo desenho é uma representação plena de formas, entendendo-as de modo literal, ou seja, naquilo em que correspondem à ação de produzir marcas numa superfície que as singulariza, que as desperta para todos nós, seus videntes”, escreve Claudio Mubarac no ensaio Uma educação pelo traço. Ao ensaio e à obra de Bôscolo, o livro soma um glossário em que o organizador introduz o vocabulário da gravura e do artista.

Pensada na forma de pequenos volumes monográficos, de valor acessível a públicos mais diversos do que os livros de arte costumam contemplar, a coleção Risco Imanente equilibra fruição e reflexão para aprofundar a experiência da singularidade de cada prática e da potência do desenho. A escolha dos artistas reafirma a missão do Çarê, ampliando o acesso a produções brasileiras relevantes mas que muitas vezes escapam ao radar do mercado.

Instituto Çarê

Rua Dr. Avelino Chaves, 138 – Vila Leopoldina
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support