Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Chris Burden na Gagosian

14 março, 2023 @ 10:00 24 junho, 2023 @ 18:00

Cross Communication é uma exposição de relíquias, filmes e trabalhos em vídeo de Chris Burden, além de outros materiais que documentam suas primeiras exposições. Em suas performances e trabalhos de áudio/vídeo dos anos 1970 e 1980, Burden desafiou suas próprias limitações mentais e físicas enquanto explorava a construção de seu universo semântico. Fascinado pela mediação da linguagem visual na publicidade televisiva com sua representação de fórmulas de fama e sucesso, ele procurou refletir a violência emergente e a complexidade da sociedade norte-americana. Empregando táticas de guerrilha não convencionais para questionar a ampla aceitação da cultura de consumo, Burden confrontou o público com sua própria culpabilidade moral. Ao longo de sua carreira, ele passou de performances nas quais seu próprio corpo funcionava como meio de comunicação para espetaculares esculturas e instalações em larga escala, algumas das quais utilizam peças de brinquedo ou veículos reais. Muitas das primeiras performances de Burden mostram o artista se colocando em situações perigosas ou desconfortáveis, em que ele investiu tanto com impacto visceral quanto com uma pegada metafórica. Em imagens Super-8 do famoso vídeo Shoot (1971), ele é mostrado sendo atingido no braço esquerdo por um amigo com um rifle, enquanto em 220 (1971), ele e outros três amigos se empoleiram nas escadas de uma galeria inundada, para, na sequência, soltar um fio elétrico de 220v na água. Em Back to You (1974), um voluntário enfia alfinetes no estômago e no pé do artista enquanto ele se deita no chão de um elevador, e em Through the Night Softly (1973) Bruden rasteja sobre vidros quebrados na Main Street. Outros filmes revelam o envolvimento de Burden com as forças naturais, testando seus poderes de resistência, ou simplesmente sua sorte. Em Fire Roll (1973), ele apaga um par de calças em chamas com seu próprio corpo e em Icarus (1973), ele se levanta debaixo de duas placas de vidro em chamas. Em Velvet Water (1974), ele faz repetidas tentativas de respirar líquido no lugar de ar, enquanto B.C. México (1973) mostra o artista sobrevivendo a onze dias solitários em uma praia remota. Essas e outras obras perturbadoras podem ser vistas na exposição.

Gagosian Park & 75

821 Park Avenue
Nova York, Nova York 10021 Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support