Contra-Flecha: “Gestos de amor, práticas de sedução” na Almeida & Dale
19 janeiro - 10:00 - 9 março - 18:00
Discussões sobre atração e intimidade permeiam a segunda edição do programa expositivo Contra-Flecha, intitulada Gestos de amor, práticas de sedução. Da biologia e da química da libido à magia do poder de atração e às abstrações do prazer e das relações sexuais, passando pelas amizades e afetos familiares, a mostra irá discutir as formas plurais de representação do amor e do afeto na arte.
A seleção, feita pelos idealizadores do projeto Germano Dushá e Rafael RG e Fabíola Rodrigues como curadora convidada, traz uma diversidade de vozes com ideias românticas distintas, que vão da imaterialidade à fisicalidade, do sagrado ao profano, do explícito ao sugestivo, dos modos tradicionais às constantes reinvenções nas maneiras de se relacionar.
O programa expositivo Contra-Flecha, que teve sua primeira edição em 2023, tem como premissa trabalhar novas perspectivas sobre a história da arte brasileira, compondo mostras com obras do acervo/rede da galeria, de artistas convidados diretamente e de artistas selecionados por meio de uma chamada aberta. Todo ano o programa tem uma nova proposição conceitual/curatorial e, portanto, um novo título.
Com quase 500 artistas inscritos, a comissão curatorial analisou cada inscrição em termos da inventividade, densidade e potencial artístico observado nas obras apresentadas, bem como das pesquisas e vivências ligadas aos marcadores sociais. O critério principal de seleção, porém, foi a relação com a proposta curatorial e os possíveis diálogos com as obras do acervo e rede da galeria.
Estarão reunidas obras de artistas como Antonio Henrique Amaral, Chico Tabibuia, Hudinilson Jr., Ismael Nery, José Leonilson, Lygia Pape, Maria Auxiliadora, Maria Lídia Magliani, Maria Martins, Teresinha Soares, e Wanda Pimentel em diálogos com as artistas convidadas Tatiana Chalhoub, Tayná Uràz, Val Souza, e Xamânica, e os 10 artistas selecionados pelo edital, Bisoro, Daiely Gonçalves, Ferrerin, Geoneide Brandão, Gustavo Torres, Julia Gallo, Linga Acácio, Marina Borges, Nazas e Rainha F.
Desde o ano passado, Contra-Flecha inaugura o calendário de exposições e projetos anuais da galeria, funcionando como um pontapé inicial para debates urgentes e mobilizando novas conexões entre agentes do meio da arte.