Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Cybèle Varela: Imaginários Pop” no MAC USP

1 julho, 2023 @ 10:00 1 outubro, 2023 @ 21:00

Esta é a terceira exposição individual que o MAC USP realiza da obra da artista Cybèle Varela (Petrópolis, 1943). Varela apareceu no cenário brasileiro nos anos 1960, com obras e objetos figurativos, que dialogavam com estilemas e debates em torno da Arte Pop, mas que aqui tinha outros contornos a partir da experiência da chamada Nova Objetividade Brasileira. Em seus primeiros trabalhos, entre 1965 e 1966, pareciam emergir referências claras à cultura popular e autodidata do país. A partir de 1967, eles incorporam outros elementos: a cultura popular urbana, aquela divulgada pelos meios de comunicação de massa (sobretudo a televisão), a linguagem da propaganda, vistos de um ponto-de-vista crítico e irônico. É desta fase inicial da produção da artista que o MAC USP possui duas obras, das quais partimos para propor a exposição que ora se realiza.A primeira metade da década de 1960, no Brasil, na qual Cybèle Varela se formou, foi marcada pela presença de vários grupos de artistas, principalmente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Neles, a retomada da figuração, aliada a novos materiais e técnicas de pintura (que incluíam a tinta em spray, os esmaltes sintéticos e tintas automotivas), constituíram um preâmbulo às experiências mais conceituais. Esse momento rico e potente chegou ao seu fim no campo das artes visuais com a instituição do Ato Institucional no. 5, em dezembro de 1968, que inaugurou assim o período mais duro da ditadura militar brasileira. A expressão maior disso é, efetivamente, o conjunto de obras que Varela enviou para sua participação na 9a Bienal de São Paulo, em 1967. Ela chamou a atenção da imprensa ao ter suas obras retiradas daquela edição da Bienal pelo famigerado DOPS (Departamento da Ordem Política e Social, órgão da ditadura militar, responsável pela censura e pelo terrorismo de estado contra opositores ao regime).A cultura de massa difundida pela televisão, na virada dos anos 1960 para os anos 1970, aparece claramente nos motivos e temas tratados pela artista. Os motivos e elementos por ela tratados em suas obras estiveram presentes nessa cultura televisiva, que tratou de domesticar os conflitos geracionais e de comportamentos sociais entendidos como subversivos para a deglutição da classe média brasileira na década seguinte. Assim, Varela articula temas da cultura de massa daquele final de década de 1960, partindo da prática da pintura, mas transformando-a através do uso de novos suportes (o compensado) e novos procedimentos (a colagem e apropriação do papel de jornal, por exemplo). Ela também é fruto de um potente sistema da arte, voltado para a promoção da nova geração, que não fosse o interregno da ditadura militar, teria consolidado centros de criação artística fora das grandes capitais.

MAC USP

Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support