“Década dos Oceanos – I Mostra Nacional de Criptoarte” no CCBB SP
27 março - 09:00 - 3 junho - 20:00
“Década dos Oceanos – I Mostra Nacional de Criptoarte” visa refletir sobre as novas fronteiras da arte digital movidas pelo advento da blockchain. A exposição se propõe como um espaço de interface física e digital com o público, num ambiente contemplativo e imersivo, combinando elementos artísticos e tecnológicos, com exibição de obras artísticas baseadas na 3ª geração da internet.
A temática da mostra se alinha com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em favor dos oceanos. Deste modo, promove reflexões sobre o mundo contemporâneo e o futuro em um planeta ecossistêmico, interdependente, hiperconectado e altamente tecnológico, porém com grandes desafios de coexistência e sustentabilidade.
A exposição também se destaca por sua pluralidade, reunindo artistas de diferentes origens e identidades como mulheres, artistas afrodescendentes e a comunidade LGBTQIAPN+. Ao dar potência a vozes de artistas com trajetórias múltiplas, a exposição apresenta a amplitude de possibilidades e olhares que compõem a sociedade atual, além de celebrar a potência da produção brasileira no cenário da arte contemporânea.
O projeto destaca a produção de artistas nacionais no cenário da arte contemporânea digital: Alexandre Rangel, Anaisa Franco, biarritzzz, Clelio de Paula e Nicholas de Lucena, Eduardo Kac, Giselle Beiguelman, Gustavo von Ha, Hifa Cybe & Maurizio Mancioli, Leandro Lima, Lucas Bambozzi, Monica Rizzolli, Ikaro Cavalcante (occulted), Rejane Cantoni, Simone Michelin, Suzete Venturelli com Artur Cabral Reis, Francisco de Paula Barretto, Maria Luiza Fragoso e Milton Sogabe, Tania Fraga, Vamoss com Sarah Schorr e Gabriel Pereira, Vini Naso.