A Galeria do Senac Lapa Scipião, na zona oeste da capital, recebe a exposição Deserto Oceano Floresta do artista paulistano Alex Červený. Gratuita, a mostra está em cartaz até o dia 26 de fevereiro.
A exposição exibe 14 experimentações do artista em desenhos e esculturas que abordam aspectos relativos à memória, infância e emoções. Pensada especialmente para o espaço da galeria, as obras foram reproduzidas em adesivo e estão organizadas lado a lado compondo uma instalação panorâmica de 360°.
Dentre os trabalhos apresentados, vale destacar a exibição digital do Mondo Reale, a maior pintura realizada pelo artista e que está acompanhada de um vídeo documental sobre seu processo de criação. A obra foi produzida sob encomenda para a Fundação Cartier para a Arte Contemporânea em 2023 e pela primeira vez é exibida no Brasil, ainda que em versão digital. Além disso, vale mencionar a vitrine com artes originais em miniaturas realizadas pelo artista em diferentes momentos, que são visualizadas através de lupas.
A exposição tem curadoria de Sandra Tucci, professora dos cursos de pós-graduação de comunicação e artes do Senac, e complementa a mostra Mirabilia, em cartaz na Estação Pinacoteca em São Paulo.